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EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE CIÊNCIAS

Formação e práticas de professoras em atuação na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.13881

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Inclusão, Prática Docente

Resumo

O presente estudo soma-se a pesquisas anteriores sobre inclusão na área de Educação em Ciências, tendo como objetivos: compreender a relação entre a formação dos professores de ciências e suas práticas relacionadas à inclusão e identificar as práticas docentes desenvolvidas pelas professoras em suas aulas voltadas aos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). A partir de uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos em entrevistas estruturadas realizadas com três professoras de Ciências. Os resultados indicam a carência de disciplinas voltadas para educação inclusiva na licenciatura, a necessidade de incentivo à formação continuada, o interesse das entrevistadas em receber essa formação e o esforço das professoras na realização de atividades com os NEE, apesar de não terem suporte material (infraestrutura) e de pessoal (mediadores, por exemplo).

Biografia do Autor

Katiane Souza Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ)

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Publicado

2022-07-27

Versões

Como Citar

GALIETA, Tatiana; SOUZA SANTOS, Katiane. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE CIÊNCIAS: Formação e práticas de professoras em atuação na educação básica. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 26–43, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.13881. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/13881. Acesso em: 2 maio. 2024.