Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-28. Leia a versão mais recente.

ALÉM DAS PALAVRAS

Um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12392

Palavras-chave:

Multimodalidade, Ensino de Ciências, Representações multimodais, Representações múltiplas

Resumo

Neste trabalho discutimos o papel da multimodalidade no Ensino de Ciências, a partir de estudos sobre a temática, enfatizando o(a): discurso multimodal dos professores de ciências; uso de diferentes modos pelos alunos nas aulas de Ciências; multimodalidade e os recursos didáticos. Partimos da premissa de que os significados são negociados em interações sociais, as quais envolvem os múltiplos modos de comunicação disponíveis. Ademais, a aprendizagem de conceitos científicos não pode ser desvinculada da compreensão de como representar esses conceitos e do significado dessas representações, por isso requer representações múltiplas e representações multimodais. Um desafio para as pesquisas envolvendo a multimodalidade no Ensino de Ciências é considerar as diferentes possibilidades disponíveis com o avanço das tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Versões

Como Citar

ANASTÁCIO OLIVEIRA, Thais Mara; MOZZER, Nilmara Braga. ALÉM DAS PALAVRAS: Um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 44–58, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.12392. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12392. Acesso em: 29 abr. 2024.