Sistema de drenagem urbana e as inundações na unidade hidrográfica do Canal do Anhaia – Paranaguá - Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v8n2.silva

Palavras-chave:

Inundações, unidade hidrográfica, meio ambiente

Resumo

Este artigo aborda a análise do sistema de drenagem urbana e as inundações do Canal do Anhaia, localizado na área de influência imediata do Porto D. Pedro II no município de Paranaguá, Litoral do Paraná. O estudo tem por base a carta georreferenciada MI - 2858/2-NE FOLHA SG.22-X-D-V/2-NE do Ministério do Exército–Departamento de Engenharia e Construção, Diretoria de Serviços Geográfico Região Sul do Brasil na Escala 1-25.000 que permite identificar os limites de espaço. Foram levantados, junto à Estação de Meteorologia de Paranaguá, vinculada ao 8º Distrito de Meteorologia de Porto Alegre, os eventos de precipitações diárias (mm³) concentradas ou com distribuição moderada do município. O período de análise compreendeu a média mensal de precipitação entre 2010 e 2019. Para a identificação das áreas inundáveis ou alagáveis foi utilizada a compilação de informações provenientes de duas fontes: a empresa Águas de Paranaguá e a Prefeitura Municipal de Paranaguá e adicionalmente observações pessoais dos autores sistematizadas durante os trabalhos de campo desse projeto e anedóticas em outras atividades profissionais na cidade de Paranaguá. O estudo permitiu perceber que o nível da maré e as precipitações, são fatores naturais, que influenciam no escoamento das águas do Canal na Baia de Paranaguá, entretanto, percebeu-se que os alagamentos, são de origem antrópica tendo em vista, as alterações que ocorreram na área de estudo, tais, com, a impermeabilização do solo, mudança na geometria do Canal, lixos e entulhos nas margens do Canal, deficiência nas bocas de lobo e alteração no ciclo hidrológico local. Conclui-se que as inundações que ocorrem na região podem ser evitadas com medidas preventivas de manutenção, limpeza na rede de drenagem, limpeza nas vias de acesso além de ações mitigatórias com a comunidade através de projetos de educação ambiental.

Referências

Araujo RR. Sistemas Prediais de Drenagem de Águas Pluvi-ais. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-Graduação Es-pecialização em Construções. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Portugal, 2014

Bigarella JJ. et al. A serra do mar e a porção oriental do estado do Paraná. Curitiba: Associação de Defesa e Educação Am-biental, 1978, 248p.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Desastres Natu-rais. vol.1. Brasília – 2003.

BRASIL. Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Gestão de águas pluviais urbanas / Tucci, Carlos E.M. – Brasília: Ministério das Cidades, 2006. 194p. (Saneamento para Todos; 4º volume).

CAMARA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ. Disponível em :https://leismunicipais.com.br/a/pr/p/paranagua/decreto/2011/186/1853/decreto-n-1853-2011. Acessado em 25/03.2016 às 18:20

Caneparo SC. Manguezais de Paranaguá: uma na análise da dinâmica espacial da ocupação antrópica - 1952-1996. Curi-tiba, 1999, Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desen-volvimento) – Universidade Federal do Paraná .289p

Costa CM, Silva QD, Garrito AC, Barros DV, Santos RP. Inundações Urbanas: Estudo de caso do Alto Curso da Ba-cia Hidrográfica do Paciência – Ilha do Maranhão. Revista-Geonorte, Edição Especial 4, v.10, n.1, p.333-337, 2014.

Fatima M. Impactos da drenagem urbana na saúde pública em municípios de pequeno porte no estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. Tese de Doutorado – Universi-dade Federal de Pernambuco. Recife. Novembro, 2013.

Fundação Estadual do Meio Ambiente. Orientações básicas para drenagem urbana / Fundação Estadual do Meio Ambi-ente - Belo Horizonte: FEAM, 2006. 32p.; il.1. Drenagem II. Título

FUNPAR - Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência da Tecnologia e da Cultura. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de Usina Termelétrica na Baía de Paranaguá e do porto de desembarque, subesta-ção e linha de transmissão. Curitiba, v.2. 1997.

Flórez WV. Caracterização hidrogeológica da Ilha dos Valada-res Paranaguá-PR. Dissertação de Mestrado em Geologia Ambiental – Curso de Pós-Graduação em Geologia - Setor de Ciências da Terra – Universidade Federal do Paraná. Cu-ritiba, 2005.

Geissler HJ, Loch REN. Análise histórica das enchentes em Curitiba-PR: medidas propostas e consequências observa-das. In: Simpósio Brasileiro De Desastres Naturais, 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis: CEDN/UFSC, 2004, p.5007-523.

Guerra AJT. Impactos ambientais urbanos no Brasil / Antônio José Teixeira Guerra, Sandro Baptista da Cunha (organiza-dores) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil 2001 – 416p.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia E Estatística. Popula-ção Brasileira 2010. Disponível em: < www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 25 de nov. 2013.

Jorgue FV. Fachada Atlântica Sul do Brasil: dinâmica e ten-dências climáticas regionais no contexto das dinâmicas glo-bais. Dissertação de Mestrado em Geografia – Curso de Pós-Graduação em Geologia - Setor de Ciências da Terra – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.

Lohmann M. Análises dos alagamentos no município de Curi-tiba entre os anos de 5005 a 2010. Ciência Geográfica - Bauru - XVII - Vol. XVII-(1): Janeiro/Dezembro – 2013.

Magalhães BG, Zanella ME, Sales MCL. A ocorrência e a incidência de leptospirose em Fortaleza-CE. HYGEA, Re-vista Brasileira de Geografia Médica e de Saúde. ISSN – 1980-1726. pg.77-87. 2009.

Matos JS. Aspectos Históricos a actuais da evolução da dre-nagem de águas residuais em meio urbano. Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técni-co. Número 16, 2003 Engenharia Civil Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa.

Prefeitura Municipal de Paranaguá– Secretaria de Infra Estru-tura. 2006.

Tonetti EL, Nucci JC, Souza FXS de. Inundações frequentes na área urbana de Paranaguá-Pr. Geografia (Londrina), v.22, n.2. p.43-56, maio/ago. 2013

Tucci CEM (1995). ”Inundações Urbanas”. Inc: Tucci C.E.M.; Porto, R.L. & Barros, M.T. (orgs.). Drenagem Urbana. Por-to Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pp.15-36.

Tucci CEM. 1999. Aspectos institucionais no controle de inundações. I Seminário de Recursos Hídricos do Centro-Oeste. Brasília.

Tucci CEM. Plano Diretor de Drenagem Urbana. In: Tucci CEM, Depettris JA: Goldenfun CA, Pilar JV. (orgs) Hidro-logia Urbana na Bacia do Prata. ABRH, IPH/UFRGS, 2000. p.11-30.

Zanela ME. Inundações urbanas em Curitiba/PR: impactos, riscos e vulnerabilidade socioambiental no bairro Cajuru. Tese. Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Desen-volvimento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

JBB UFT CEMAF

Downloads

Publicado

25-06-2020

Como Citar

Silva, L. E. da, Souza, F. X. da S. de ., Carmo, M. R. do, Cruz Junior, H. E. da ., Cunha, E. J. N. S., Cunha, M., … Quadros, J. (2020). Sistema de drenagem urbana e as inundações na unidade hidrográfica do Canal do Anhaia – Paranaguá - Brasil. Journal of Biotechnology and Biodiversity, 8(2), 065–073. https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v8n2.silva

Edição

Seção

Biodiversidade e Meio Ambiente