Processo de fermentação e tratamento físico-químico aplicado à indústria de laticínios: uma abordagem para gerenciamento de resíduos (produção e uso) e novas perspectivas na transformação desses resíduos em produtos de valor agregado
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v5n2.santosPalavras-chave:
biotransformação, soro de queijo, indústria láctea, água residuáriasResumo
Pesquisas apontam várias iniciativas para reduzir a carga poluidora de resíduos da indústria láctea, os quais podem levar a uma maior sustentabilidade, diminuição dos impactos ambientais, bem como redução dos custos de tratamento. Este revisão fornece um compilado de recentes estratégias, baseadas em tratamentos físicoquímicos e processos fermentativos, para a produção de compostos de valor agregado tais como proteínas bioativas, ribonucleotídeos, plásticos biodegradáveis, biogás, hidrogênio, ácidos orgânicos e etanol. Este estudo também examinará aspectos gerais dos processos fermentativos, bem como uma análise de custos ambientais e aspectos de produção dos resíduos lácteos. O potencial poluidor, bem como os altos custos ambientais de resíduos produzidos pela indústria láctea, pode ser reduzido pelo manejo destes resíduos lácteos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).