Teoria dos Grafos

O Problema de Coloração de Arestas em Grafos

Autores

  • Lean de Albuquerque Pereira Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0009-0004-7175-654X
  • Tiago Baborsa de Castro Souza Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0009-0001-3412-4103
  • Daniel Martins da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Tanilson Dias dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2026.v7n2.p29-40

Palavras-chave:

Coloração de Grafos, Problema das Quatro Cores, Teorema de Vizing, Otimização Combinatória, Modelagem

Resumo

A teoria dos grafos, impulsionada historicamente pela conjectura de Francis Guthrie em 1852 e pela subsequente prova do Teorema das Quatro Cores, evoluiu de curiosidades topológicas para ferramentas essenciais de modelagem. Este trabalho foca especificamente no Problema de Coloração de Arestas, abordando-o sob uma perspectiva histórica e rigorosamente formal. Inicialmente, o texto contextualiza a transição dos problemas de coloração de mapas para a coloração de arestas, destacando sua relevância prática em otimização de redes e agendamento. O núcleo da discussão aprofunda-se na análise do Teorema de Vizing, que estabelece limites precisos para o índice cromático de grafos simples, situando-o entre o grau máximo e o grau máximo acrescido de uma unidade. Serão dissecados os principais lemas e as condições estruturais que determinam se um grafo pertence à Classe 1 ou Classe 2. Ao explorar a complexidade inerente a essa classificação, o artigo serve como uma referência pedagógica, elucidando como restrições locais de adjacência ditam o comportamento global em sistemas complexos.

Biografia do Autor

Tiago Baborsa de Castro Souza, Universidade Federal do Tocantins

Estudande do Curso de Ciência da computação da universidade Federal do Tocantins - UFT

Tanilson Dias dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Curso de Ciência da Computação - UFT. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pelo PESC/COPPE-UFRJ. Possui Mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME,2014). É também pesquisador da área de Teoria dos Grafos e Teoria da Computação. Possuo graduação em Ciência da Computação e tem interesse de estudo nas áreas de Inteligência Artificial, Grafos, Otimização e Autômatos. Participou, anteriormente, do projeto de futebol de robôs na liga de simulação 2D. Possuo Certificação Internacional em Teste de Qualidade de Software, em exame realizado pela BSTQB, no nível CTFL (Foudation Level).

Downloads

Publicado

2026-02-10

Como Citar

[1]
de Albuquerque Pereira, L. et al. 2026. Teoria dos Grafos: O Problema de Coloração de Arestas em Grafos. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 7, 2 (fev. 2026), 29–40. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2026.v7n2.p29-40.

Edição

Seção

Edição Especial

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.