Reprodução e Contribuições Pedagógicas

Casamento Máximo em Grafos Bipartidos e suas Generalizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2026.v7n2.p21-28

Palavras-chave:

Casamento Máximo, Teorema de Tutte, Teorema de Dilworth, Kameda-Munro, Didática em Grafos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo didático sobre o problema do Casamento Máximo em grafos, com ênfase na estrutura de grafos bipartidos e suas generalizações. O objetivo é reproduzir resultados fundamentais que fogem da abordagem clássica de König e Hall. Para isso, exploramos o Teorema de Tutte, que condiciona o emparelhamento perfeito à análise de componentes ímpares, e o Teorema de Dilworth, que estabelece uma dualidade com conjuntos parcialmente ordenados (posets). A metodologia emprega a análise de provas, utilizando técnicas de redução e decomposição, acompanhada de exemplos lúdicos e visualizações estratégicas. Como resultados centrais, demonstramos que a condição de Tutte é o obstáculo estrutural universal para o emparelhamento perfeito, e que a equivalência de Dilworth é a base para a eficiência algorítmica, como exemplificado pelos trabalhos de Kameda e Munro. Em conclusão, este estudo preenche lacunas conceituais e oferece uma contribuição pedagógica significativa, tornando o rigor da Teoria dos Grafos mais acessível a estudantes de graduação e promovendo uma visão unificada sobre a existência de emparelhamentos e coberturas de cadeias.

Biografia do Autor

Tanilson Dias dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Curso de Ciência da Computação - UFT. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pelo PESC/COPPE-UFRJ. Possui Mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME,2014). É também pesquisador da área de Teoria dos Grafos e Teoria da Computação. Possuo graduação em Ciência da Computação e tem interesse de estudo nas áreas de Inteligência Artificial, Grafos, Otimização e Autômatos. Participou, anteriormente, do projeto de futebol de robôs na liga de simulação 2D. Possuo Certificação Internacional em Teste de Qualidade de Software, em exame realizado pela BSTQB, no nível CTFL (Foudation Level).

Downloads

Publicado

2026-02-10

Como Citar

[1]
Milhomem Soares, V. et al. 2026. Reprodução e Contribuições Pedagógicas: Casamento Máximo em Grafos Bipartidos e suas Generalizações. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 7, 2 (fev. 2026), 21–28. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2026.v7n2.p21-28.

Edição

Seção

Edição Especial

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.