Desenvolvimento de um bot baseado em IA para o MMORPG Tibia
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2021.v2n2.p1-9Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Tibia, Bot automatizadoResumo
A Inteligência Artificial sempre foi usada na concepção de agentes automatizados para jogos como Xadrez, Go, Defense of the Ancients 2, Snake Game, bilhar e muitos outros. Neste trabalho, apresentamos o desenvolvimento e avaliação de desempenho de um bot automatizado que imita um jogador da vida real para o jogo RPG Tibia. O bot automatizado é construído usando uma combinação de técnicas de IA, como o algoritmo de pesquisa de grafo A * e ferramentas de visão computacional, como correspondência de modelos. Usando quatro algoritmos para obter a posição global do jogador no jogo, lidar com sua saúde e mana, mirar em monstros e caminhar pelo jogo, conseguimos desenvolver um bot do Tibia totalmente automatizado baseado em imagem de entrada bruta. Avaliamos o desempenho do agente em três cenários diferentes, coletando e analisando métricas como Ganho XP, Uso de Suprimentos e Balanço. Os resultados da simulação mostram que o bot desenvolvido é capaz de produzir resultados competitivos de acordo com as métricas do jogo quando comparado a jogadores humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2021 Thiago Castanheira Retes de Sousa, Rafael Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial;
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com o periódico que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão;
- Traduzir certas partes do artigo;
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados;
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo;
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.