Desenvolvimento de um bot baseado em IA para o MMORPG Tibia

Autores

  • Thiago Castanheira Retes de Sousa UFT
  • Rafael Lima de Carvalho Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2021.v2n2.p1-9

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Tibia, Bot automatizado

Resumo

A Inteligência Artificial sempre foi usada na concepção de agentes automatizados para jogos como Xadrez, Go, Defense of the Ancients 2, Snake Game, bilhar e muitos outros. Neste trabalho, apresentamos o desenvolvimento e avaliação de desempenho de um bot automatizado que imita um jogador da vida real para o jogo RPG Tibia. O bot automatizado é construído usando uma combinação de técnicas de IA, como o algoritmo de pesquisa de grafo A * e ferramentas de visão computacional, como correspondência de modelos. Usando quatro algoritmos para obter a posição global do jogador no jogo, lidar com sua saúde e mana, mirar em monstros e caminhar pelo jogo, conseguimos desenvolver um bot do Tibia totalmente automatizado baseado em imagem de entrada bruta. Avaliamos o desempenho do agente em três cenários diferentes, coletando e analisando métricas como Ganho XP, Uso de Suprimentos e Balanço. Os resultados da simulação mostram que o bot desenvolvido é capaz de produzir resultados competitivos de acordo com as métricas do jogo quando comparado a jogadores humanos.

Biografia do Autor

Rafael Lima de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins (2006), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2008) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, curso de ciência da computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tracker, weightless neural networks, problema de conectividade dinâmica, aprendizado de máquina.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

[1]
Castanheira Retes de Sousa, T. e Carvalho, R.L. de 2021. Desenvolvimento de um bot baseado em IA para o MMORPG Tibia. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 2, 2 (ago. 2021), 1–9. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2021.v2n2.p1-9.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Categorias