TEATRO NO CURSO DE PEDAGOGIA

concepções e mediação cultural

Autores

  • Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O artigo aborda dois aspectos envolvidos no ensino de teatro no curso de Pedagogia que são as concepções de teatro na escola e a formação para a tarefa da mediação teatral. A profissional formada em Pedagogia que escolhe ser professora de crianças encontra-se em um lugar de mediação entre a criança e as culturas e, mais especificamente, entre as crianças e a cena teatral. Pensar sobre a função e os objetivos do teatro na formação de pedagogas envolve refletir sobre quais concepções de teatro as professoras trazem em seus repertórios e quais são as mediações necessárias hoje neste campo específico, considerando-se as discussões contemporâneas sobre educação, culturas e teatro. Atuar com o ensino de teatro incorporado ao curso de Pedagogia significa também tomar em consideração a identidade do curso. Sendo assim, são abordadas as características e especificidades da formação artística de pedagogas, profissionais que atuam em várias instâncias da prática educativa, tais como na gestão da educação (supervisoras e dirigentes de ensino), na gestão escolar (diretoras, coordenadoras pedagógicas), na docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, bem como em contextos educativos não escolares. As considerações apontam para a necessidade de criação de tempos de experimentação das muitas formas de se fazer teatro durante a formação inicial e de processos de fruição que contribuam para a renúncia de visões estereotipadas de teatro e para a ressignificação das concepções de expressão dramática, jogo e teatro. Isto porque existe a necessidade de expansão dos saberes das professoras em direção a construções de ordem lúdica, simbólica e subjetiva, com base em lógicas mais próximas do ponto de vista infantil, que é o da fantasia e do brincar.

Biografia do Autor

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre e Doutora em Educação pela USP. Professora da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Lombardi, L. M. S. dos S. (2017). TEATRO NO CURSO DE PEDAGOGIA: concepções e mediação cultural. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 5(2), 33–44. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/6878

Edição

Seção

Dossiê - O Teatro e a Performance na formação de pedagogos