ENTREVISTA COM SERGIO ANDRÉS LULKIN

teatro com e para pedagogas/os

Autores

  • Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi Universidade Federal de São Carlos
  • Thaíse Luciane Nardim Universidade Federal do Tocantins

Resumo

A entrevista com o Prof. Dr. Sergio Andrés Lulkin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a qual aborda sua trajetória com o ensino de Teatro no curso de Pedagogia, foi especialmente concedida para publicação no dôssie O teatro e a performance na formação de pedagogos: possibilidades, limites e necessidades”, do periódico “Teatro: criação e construção de conhecimento”, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A entrevista envolveu diversas conversas que foram feitas remotamente de julho a setembro de 2018. Aqui reunidas, as respostas do professor relatam sobre seu trabalho com a formação teatral de pedagogas e pedagogos desde 1993, que teve início desde seu apreço pela educação de surdos e pela escola, lugar que sempre lhe proporcionou o trabalho com a ação dramática desde a Educação Infantil. Lulkin comenta sobre os processos de aprendizado e aprimoramento do ensino de teatro para esse público específico, considerando suas necessidades e focos de formação, expressando o que pensa sobre o papel do teatro nesta formação e narrando sobre dias típicos em sua sala de aula – desde as tarefas envolvidas no preparo das aulas até a realização dos encontros, que envolvem experimentação, criação, apresentação e reflexões. O professor revela ainda as/os autoras/es que o auxiliaram nos estudos, os conflitos e as principais disputas neste campo.

Biografia do Autor

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre e Doutora em Educação pela USP. Professora da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba.

Thaíse Luciane Nardim, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Artes Cênicas, Mestre em Artes Cênicas e doutora em Artes da Cena pela UNICAMP. Especialista em Arte/Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB. Professora da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Lombardi, L. M. S. dos S., & Nardim, T. L. (2017). ENTREVISTA COM SERGIO ANDRÉS LULKIN: teatro com e para pedagogas/os. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 5(2), 69–73. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/6881

Edição

Seção

Dossiê - O Teatro e a Performance na formação de pedagogos