INTERSEÇÕES ENTRE TERRITÓRIO E IDENTIDADE ÉTNICA: ESTUDO SOBRE A COMUNIDADE QUILOMBOLA BARRA DA AROEIRA – TO
Resumo
RESUMO
Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado que se encontra em andamento no âmbito do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFT. O tema central envolve as Comunidades Quilombolas, com estudo na Comunidade Barra da Aroeira, Tocantins. O artigo tem por objetivo apresentar a relação existente entre o território e a identidade étnica. Assim, podemos falar em identidades territorializadas e o conceito de território torna-se central, pois, partimos dele para aprofundar a identidade. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e trabalhos de campo com observação participante na comunidade. Os quilombolas são sujeitos políticos que se reconhecem enquanto tal, como forma de garantir a permanência nos territórios tradicionais e alcançar visibilidade de suas lutas e reinvindicações. A conclusão aponta para necessidade de efetivar os direitos das comunidades quilombolas para assegurar a permanência nos territórios tradicionais fundados com base nos valores e costumes ancestrais.
Palavras – chave: comunidades quilombolas, território, identidade, Tocantins.
RESUMEN
Este artículo es el resultado de una investigación que está en curso, el nivel de maestría, en el Programa de Posgrado en Geografía UFT. El tema central consiste en el estudio de los quilombos, con área de estudio en la comunidad de Barra da Aroeira, Tocantins. El artículo tiene como objetivo presentar la relación entre el territorio y la identidad étnica. Así podemos hablar de identidades territorializadas y el concepto de territorio se convierte en el centro para profundizar la identidad. La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica, trabajo de campo, la observación participante. Los quilombolasson sujetos políticos que se reconocen como tales con el fin de garantizar la continuidad de los territorios tradicionales y lograr la visibilidad de sus luchas y reivindicaciones. La conclusión apunta a la necesidad de dar efecto a los derechos de las comunidades quilombolas para asegurar su permanencia en los territorios tradicionales fundadas sobre la base de los valores y costumbres ancestrales.
Palabras - clave: quilombos ,territorio, identidad, Tocantins.
Referências
BONNEMAISON, Joel. 2002. Viagem em torno do território. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. (orgs.). Geografia cultural: um século (3). Rio de Janeiro: EdUERJ, p. 83 - 131.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, Art. 68. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.>. Acesso em: 3 fev. 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm>. Acesso em: 3 mar. 2014.
BRASIL. Fundação Cultural Palmares. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br/>. Acesso em: 04 maio 2016.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 2006. Caminhos da identidade: Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: Editora UNESP, 256p.
Convenção n° 169 sobre povos indígenas e tribais e Resolução referente à ação da OIT / Organização Internacional do Trabalho. - Brasília: OIT, 2011.
IBGE. Cidades: Santa Tereza do Tocantins. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?codmun=171900&idtema=130> . Acesso em: 20 de maio de 2016.
O´DWYER, Eliane Cantarino (org.). 2002. Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 296p.
POUTIGNAT, Philippe; STREIFF – FENART, Jocelyne. 1998. Teorias da Etnicidade. São Paulo: Editora UNESP, 250p.
RAFFESTIN, Claude. 1993. Por uma geografia do poder. São Paulo: Editora Ática, 269p.
SCHIMITT, Alessandra; TURATTI, Maria Cecilia Manzoli; CARVALHO, Maria Celina Pereira de. 2002. A atualização do conceito de quilombo: identidade e território nas definições teóricas. Ambiente & Sociedade, ano V, n. 10. p. 1 - 6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.