ROTA MARÍTIMA DO ÚLTIMO NAVIO NEGREIRO: AS CARTAS DE FRADIQUE MENDES
Resumo
Este artigo explora as interseções entre literatura e história na obra Nação Crioula de José Eduardo Agualusa. Através de dispositivos metaficcionais, o romance desconstrói a história oficial de Angola, questionando os discursos tradicionais sobre colonialismo, escravidão e formação identitária. Utilizando os conceitos de metaficção historiográfica e teoria pós-colonial, o artigo examina como a obra de Agualusa desafia a noção de identidades fixas e a narrativa linear da história. Além disso, o artigo discute como o romance aborda as complexidades da formação identitária no mundo pós-moderno e globalizado, marcado pelo fluxo de pessoas, culturas e histórias. Através de uma leitura atenta da história de amor entre Fradique Mendes e Ana Olímpia, o artigo destaca como Agualusa emprega técnicas literárias para iluminar as múltiplas camadas da identidade histórica e cultural. No geral, o artigo argumenta que Nação Crioula é um poderoso exemplo de como a literatura pode se envolver de maneira crítica com a história e a formação identitária.
Referências
AGUALUSA, José Eduardo. Nação crioula: a correspondência secreta de Fradique Mendes. Rio de Janeiro: Gryphus, 2001.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Ed. 34; Rio de janeiro: Universidade Candido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Org. SOVIK, Liv. Trad. Adelaine La Guardia Resende et all. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representacao da UNESCO no Brasil, 2003.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
MATA, Inocência. “Deslocamentos imperiais e percepções de alteridade: o caso da liteartura colonial portuguesa”. Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF. Vol. 8, n° 16, jul. 2016.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SOMMER, Doris. Ficções de fundação: os romances nacionais da América Latina. Trad. Gláucia Renate Gonçalves, Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: Ensaios sobre a Crítica da Cultura. Trad. Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).