MEMÓRIA E DOCÊNCIA:

HISTÓRIAS DE MULHERES PROFESSORAS-APOSENTADAS

Autores

Resumo

Este artigo analisa as transformações pelas quais passaram seis mulheres-professoras-aposentadas residentes em Araguatins e Araguaína, estado do Tocantins. Para tanto, recorremos à semiótica em seu nível narrativo interessadas em registrar e compreender as experiências estudantis e acadêmicas, bem como da docência e aposentadoria dessas mulheres. Consiste num estudo interdisciplinar que se orienta pela História Oral, pela Semiótica discursiva e por estudos da história de mulheres. Adotamos a entrevista semiestruturada como instrumento de produção de dados e, para as análises, entrecruzamos as histórias de vida das narradoras considerando suas regularidades e singularidades. As narrativas revelaram as sujeitas do querer, dever, saber e fazer que são as mulheres-professoras-aposentadas e o quanto, a partir de uma prática educativa engajada e humana (FREIRE, 2021), contribuíram com a formação de sujeitos sociais durante 25 ou mais anos na escola pública. Fundamentam as discussões Agostinho (2015), Ricoeur (2007), Thompson (1992), Greimas e Courtés (2007), Silva e Zilberberg (2011) entre outros.  

Biografia do Autor

Érica de Cássia Maia Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS/UFT, Campus Araguaína. Professora desde 1999. Atualmente Dirigente Municipal de Educação e membro do Conselho de Representantes pela UNIME-TO junto à UNDIME Nacional.

Referências

AGOSTINHO, Santo. Confissões. Tradução de J. Oliveira E Ambrósio de Pina. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

ANDRELO, Roseane. O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.47, p.139-153, Set.2012. Disponível em: file:///C:/Users/erica/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/UFT/ensino%20via%20r%C3%A1dio.pdf. Acesso em: 15 de Abril de 2022.

ARAÚJO, Adálcio Carvalho de. Educação supletiva e ensino supletivo como política nacional: nas trilhas da história da Educação de Adultos - da Constituição de 1891 à Lei nº 5.692/71 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Revista Perspectivas em Políticas Públicas. Belo Horizonte, Vol. VIII, Nº 16, p. 69-100. Jul/dez 2015.

BARROS, Mariana Luz Pessoa de. A memória do acontecido e a memória-acontecimento: um estudo semiótico dos gêneros autobiográficos. Revista Alfa, São Paulo, 60 (2): 355-383, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alfa/a/qsSrdPP7YgRYLBN4ZMGs3qy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em Ago. de 2020.

BARROS, Mariana Luz Pessoa de. Pequena semiótica da memória. Revista Estudos Semióticos, vol. 15, edição especial. São Paulo: USP, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/155057. Acesso em: 20 jun. 2020.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. Prefácio Jean Marie Gagnebin. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012 (Obras Escolhidas v. I).

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Tradução: Précis de sémioticque litteráire. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios da psicologia social. São Paulo: Ateliê Editoria, 2003.

CRUZ, Edna Sousa. Eu era a única professora negra na escola de inglês: histórias de vida de professoras negras de Imperatriz-MA. São Luiz: UEMA, 2015.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação. Tradução: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

FEDERICI, Silvia. O feminismo e a política dos comuns. In: LODRE, Audre [et al] (org.). Pensamentos feministas: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019, p. 379-394.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 1996.

FREIRE, Paulo; BETTO, Frei. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. 11. ed. São Paulo: Ática, 2001.

GAGNEBIN, Jean Marie. Lembrar, escrever, esquecer. 2ª Edição. São Paulo, Editoria 34, 2009.

GREIMAS, A.J; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução: Angela M. S. Corrêa. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução: Denise Bottmann. 10. ed. Rio de janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. Tradução: Ricardo Santhiago. Coleção Ideias. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

RAMOS JUNIOR, Dernival Venâncio. Desencobrir o sul, desfetichizar o pensamento. Revista Entreletras (Araguaína), v. 11, n. 2, mai./ago. 2020. (ISSN 2179-3948 – online)

RAMOS JÚNIOR., Dernival Venâncio; SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Dom e docência em relatos de vida e formação de professores de História e de Letras do Norte do Tocantins. Revista História Hoje, v. 5, p. 255-277, 2016.

REIS SILVA, Naiane Vieira dos. Entre estudos, leituras, maternidade e trabalho: análise semiótica de histórias de vida de estudantes da área de Letras da UFT. 2020. 187p. Tese (doutorado). Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína, Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, 2020.

RIBEIRO, Nilsa Brito; SOUZA, Hadson José Gomes. Memórias, narrativas e saberes da docência. SILVA JÚNIOR, Fernando Alves da; FERNANDES, José Guilherme dos. Interculturalidades e saberes: os diversos na contemporaneidade da Amazônia. 1. ed. Belém, PA: Paka-Tatu, 2015.

RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Tradução: Alain François [et al.]. Campinas, SP : Editora da Unicamp, 2007.

SILVA, L. H. O. Memórias da guerrilha: acontecimento e história. In: MENDES, C. M.; LARA, G. M. P. (Org.). Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg. Curitiba: Appris, 2016, p. 141-162.

SILVA, Luiza Helena de Oliveira. O passado que se faz presença: uma leitura de meu primeiro picolé, de José Francisco da Silva Concesso. Revista Entreletras, Araguaína/TO, nº 2, 2011 (I ISSN 2179-3948). Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/863. Acesso em: 15 de jun. de 2019.

SILVA, Luiza Helena de Oliveira; RAMOS JÚNIOR, Dernival Venâncio. Os sentidos da escola e da escolha da profissão docente. Revista Entreletras, Araguaína/TO, v. 3, n. 2, p. 122-140, ago./dez. 2012 (ISSN 2179-3948 – online).

SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Memórias da guerrilha: acontecimento e história. In: MENDES, C. M.; LARA, G. M. P. (Org.). Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg. Curitiba: Appris, 2016, p. 141-162.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MORAES, Carlos Wiennery Rocha. Estudar para ser feliz: análise semiótica de relatos orais de professores licenciados na modalidade de ensino a distância. Estudos Semióticos (USP), v. 10, p. 37-44, 2014.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VIEZZER, Moema. Se me deixam falar: testemunho de Domitila Barrios de Chungara, uma mulher da Bolívia, 25 anos depois. 15. ed. São Paulo: Global, 2003.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Tradução: Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.

Narradoras

ALMEIDA E SILVA, [Cidinha] Aparecida Alves de [73 anos]. [mai. 2020]. Araguatins, TO, 20 de abr. a 3 de mai. 2020.

LEITE, Marta Francisca Silva Monteiro [54 anos]. [ago. 2020]. Araguaína, TO, 25 de ago. 2020.

LIMA, Ester Vieira [67 anos].[jul. 2020]. Araguaína, TO, 12 de jul. 2020.

RIBEIRO DE SOUZA, Maria Valdeci [67 anos]. [jan. 2020]. Araguatins, TO, 7 de jan. 2020.

SANTOS, Antônia Alves dos [57 anos]. [jun. 2020 Araguaína, TO, 22 de jun. 2020.

SILVA, Eliana Ferreira Santana da [52 anos]. [jan. 2020Araguatins, TO, 7 de jan. 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Maia Ferreira, Érica de C. (2023). MEMÓRIA E DOCÊNCIA: : HISTÓRIAS DE MULHERES PROFESSORAS-APOSENTADAS. Porto Das Letras, 9(Especial), 226–253. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17847

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira