A ESCRITA BOPPIANA COMO UM PERCURSO DAS SUAS VIAGENS
DOI:
https://doi.org/10.20873.24204Resumo
O presente artigo aborda o percurso do poeta modernista e viajante obstinado Raul Bopp, incluindo a sua atuação tanto no Movimento Antropofágico como o seu empenho na divulgação e edição da Revista de Antropofagia. Para Bopp, a viagem determina a escrita. Ela está aberta para o mundo visto, imaginado, visitado. Fundamentalmente ressalta a especialíssima escrita boppiana, desenvolvida entre e durante viagens, muitas vezes dispersiva, fragmentária, inconstante, outras vezes telegráfica e abreviada como eram as correspondências enviadas aos amigos. Nos textos literários observa-se algo errático, com suas retomadas e repetições, também não abdicando da busca de perfeição, como em Cobra Norato. Ressalta também o uso de diminutivos como marca de sua formação e marcante propensão do Modernismo para a transformação da linguagem normativa, com suas tendências retóricas classicizantes, em uma linguagem mais descontraída, brincalhona, irônica e lúdica. E ainda evidencia o processo de criação, a diversidade temática, os preparativos para a escrita e o esboçar da trama do seu Cobra Norato, poema fulcral do Modernismo brasileiro. Enfim, escrever em viagem e sobre viagens, fragmentariamente, renova o processo antropofágico de tudo devorar à sua volta, quando se desloca.
Referências
Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológico de Minas Gerais; doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra; atualmente realiza estágio de pós-doutoramento na Universidade do Porto. Autora do livro, O percurso intelectual de Raul Bopp: viagem, escrita e intervenção social (publicado pela Editora Crescente Branco, 2020, em Portugal).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).