Les aventures d'Alice au pays des merveilles: de l'art littéraire à l'art cinématographique

da arte literária à cinematográfica

Auteurs-es

  • Maira Araújo Uneb

Résumé

Este trabalho tem como objetivo explorar como funciona o processo de adaptação de uma obra literária para uma obra cinematográfica. Para isso, serão apresentadas concepções do que é considerado arte e do que é visto como tradução, especialmente, a Tradução Intersemiótica. Dessa forma, veremos como esses dois termos estão relacionados às traduções feitas pelo cinema a partir de textos clássicos, como é o caso de Aventuras de Alice no país das maravilhas publicado em 1865, por Lewis Carroll. Esse clássico da literatura infanto-juvenil teve várias adaptações para outros sistemas de signos, uma delas foi o filme Alice no país das maravilhas (2010), dirigido por Tim Burton. Sendo assim, além de entender como funciona essa intersemiótica, veremos também as semelhanças e diferenças em ambas às produções. Para a realização desta pesquisa foram utilizados textos de autores como Jorge Coli, no âmbito da arte, e Julio Plaza, no que diz respeito a Tradução Intersemiótica.

Références

CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no país das maravilhas; Através do espelho do espelho e o que Alice encontrou por lá. Ilustração: John Tenniel. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
COLI, Jorge. O que é arte? 15° ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.
COSTA, Laiz. Alice: uma aventura Intersemiótica sob o olhar da sátira menipéia. (Dissertação de Pós-graduação em Literatura e Cultura) – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2014.
GERGULL, Elisa. Alice no país das maravilhas: uma análise comparativa das ilustrações à luz da tradução Intersemiótica. (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2015.
PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. 1° ed., São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

Téléchargements

Publié-e

2021-09-15

Comment citer

Araújo, M. (2021). Les aventures d’Alice au pays des merveilles: de l’art littéraire à l’art cinématographique: da arte literária à cinematográfica. Porto Das Letras, 8(1), 310–325. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9914