Entre a Fantasia e a Realidade
O Conto A moça tecelã de Marina Colasanti
Mots-clés :
Literatura infanto-juvenil, Contos de fadas, Marina ColasantiRésumé
A realidade dá lugar ao mágico, ao fantástico nos quais são produzidas narrativas alegóricas que utilizam a linguagem abstrata para exprimir alguma mensagem. Narrativas compostas de metáforas que revelam o resultado de quem compõem um quadro da realidade com uma aquarela de magia. Marina Colasanti o faz ao posicionar a caneta rente ao papel: a fórmula está pronta como num piscar de olhos cria-se um mundo mágico habitado por reis e rainhas, nobres e plebeus descendentes dos contos de fadas. Mas, o caminho para o reino do encantamento é tortuoso, pois foi construído a partir de experiências e reflexões acerca da essência e dos dramas humanos. Os temas corriqueiros do homem contemporâneo ganham um ar de graça nos contos de Colasanti, não para construir histórias bobas, mas para questionar o valor e o papel dos atores sociais principalmente da mulher. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise literária do conto A moça tecelã sob a ótica da estrutura da narrativa, do conto na perspectiva de fadas e um estudo acerca da personagem (representação da mulher contemporânea) que se manifesta entre a fantasia e a realidade. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica pautada nas discussões teóricas de Massaud Moisés, Tzvetan Todorov, Nádia Battella Gotlib e Nelly Novaes Coelho.
Références
CÂNDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. 12 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2009.
CAVALCANTI, Maria Imaculada. Uma leitura da simbologia no conto “A primeira só” de Marina Colasanti. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2011_144.pdf>. Acesso: 28 nov. 2016.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria – Análise – Didática. 6 ed. São Paulo: Editora Ática, 1997.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. Disponível em: <http://cocminas.com.br/arquivos/file/A%20MoCa%20TecelA%20pdf.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2015.
____________. Longe como o meu querer. 4 ed. São Paulo: Ática, 2006.
FAUSTINO, Fernanda. Marina Colasanti explica por que os contos de fadas marcam gerações. Disponível em: <http://www.globaleditora.com.br/noticias/o-mundo-magico-dos-contos-de-fadas/>. Acesso em: 07 dez. 2016.
GEBRA, Fernando de Moraes. A imagem feminina no conto “A moça tecelã” de Marina Colasanti. Disponível em: <https://documents.tips/documents/imagem-feminina-no-conto-a-moca-tecela-de-marina-colasanti.html>. Acesso em: 15 dez. 2016.
MOISÉS, Massaud. O conto. In: ______________. A criação literária: prosa I. 20 ed. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 21 - 101
MOISÉS, Massaud. Análise de texto em prosa. In: ____________. A análise literária. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2000. p. 84 – 116.
RICHE, Rosa Maria. Literatura infanto-juvenil contemporânea: texto/ contexto – caminhos/ descaminhos. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/10711/10216>. Acesso em: 04 dez. 2016.
RHODEN, Dayana da Silva. “A moça tecelã” de Marina Colasanti. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/537/352>. Acesso em: 14 dez. 2016.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Disponível em: < https://www.academia.edu/4176799/Tzvetan_Todorov_Introducao_a_literatura_Fantastica>. Acesso em: 12 dez. 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).