Corpo ausente: trauma e luto nos contos "O velório" e "Joana", de Bernardo Kucinski
DOI :
https://doi.org/10.20873.24.408Résumé
Resumo: Neste trabalho, analisamos o modo como acontece, nos contos “O velório” e “Joana”, de Bernardo Kucinski, o processo de elaboração do trauma e do luto motivados pelo desaparecimento de corpos de vítimas da ditadura civil-militar brasileira. A partir dos episódios apresentados pelos narradores, identificamos e interpretamos ao menos duas formas de se lidar com a experiência traumática: uns reconhecem a perda e concluem o processo de luto, especificamente as personagens do conto “O Velório”; outros negam-se a aceitar, insistindo na procura pelo ente querido assassinado, como é o caso da protagonista Joana, no segundo conto. A fim de embasar nossas proposições analíticas, apoiamo-nos nas considerações de Reis Filho (2014), como referencial historiográfico; de Seligmann-Silva (2000), sobre o conceito de trauma; e de Freud (2010), sobre o processo de luto. Por fim, esperamos contribuir para a fortuna crítica sobre a obra de Bernardo Kucinski e, especialmente, sobre a coletânea Você vai voltar pra mim e outros contos (2014).
Palavras-chave: Trauma; Luto; Ditadura civil-militar; Bernardo Kucinski.
Références
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: ______. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. v. 1. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. In: ______. Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 171-193.
KUCINSKI, Bernardo. K. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
______. Você vai voltar pra mim e outros contos. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
NETROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio. Apresentação. Catástrofe e representação: ensaios. São Paulo: Escuta, 2000.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A história como trauma. In: NETROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Orgs.) Catástrofe e representação: ensaios. São Paulo: Escuta, 2000.
REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).