AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Auteurs-es

Résumé

Para apreender a percepção assumida pelo curso de Letras bem como a formação docente, é imprescindível reconhecer o instrumento que é versado nele: a linguagem. Este artigo propõe como objetivo assimilar o processo de aquisição de linguagem, tanto a Língua Materna quanto uma segunda língua. Para tanto, propõe-se a seguinte questão: como se dá a aquisição de linguagem, sendo primeira ou segunda língua e sua importância para o ensino de línguas? Assim, serão propostas as ponderações de como se dá o processo de aquisição de linguagem e a concepção de que as crianças têm mais facilidade em aprender uma segunda língua. Além disso, serão discutidos alguns problemas enfrentados no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Brasil. Entre os autores que embasam este artigo estão: Vygotsky (1989), Chomsky (1986), Klein & Martohardjono (1999), Hitotuzi (2007) e demais estudiosos.

Bibliographies de l'auteur-e

Evilmara Resende Casimiro, UFT

Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Português/ Inglês. É mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa pela Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Neila Nunes de Souza, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga, possui Mestrado em Educação e Doutorado em Educação no Programa de Políticas Públicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Docente do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Campus de Porto Nacional. Atua na Graduação e na Pós-Graduação. No exercício da docência, desde a creche a classe multisseriada e, a partir do ano de 1994 na educação superior. Atuando especialmente com políticas públicas, gestão da Educação Básica/Ensino Médio e Educação Superior, Formação de Professor, Banco Mundial, Educação Indígena, formação docente e estudos em Libras.

Références

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CELANI, M. A. A. Transdisciplinaridadena Lingüística Aplicada no Brasil. In I. Signorini, & M. Cavalcanti, (Orgs.), Lingüística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
CHOMSKY, N. Knowledge of Language: its origin, nature and use. New York: Praeger, 1986.
CRYSTAL, David. English as a global language. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
ELLIS, Rod. Second language acquisition. Oxford: Oxford, 1997.
FERNÁNDEZ, E. Processing strategies in second language acquisition: Somepreliminary results. In: KLEIN, E. & MARTOHARDJONO, G. (Eds.)The developmentof second language grammars: A generative approach. Amsterdam: John Benjamins,1999.
FLYNN, S. & MARTOHARDJONO, G. Mapping from the initial state to the final state: The separation of universal principles and language specific properties. In: LUST, B. et al. (Eds.) Syntactic theory and first language acquisition: Crosslinguistic perspectives: Vol.1 Phrase structure. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1994.
GALEFFI, D. A. (2003). Teorias de aprendizagem de segunda língua. Adap.: CASIMIRO, E. R. (2019). Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13424/13424_4.PDF> Acesso em: 21 jul. 2019.
GARCEZ, P. M. 2008. Educação linguística como conceito para a formação de profissionais de Língua Estrangeira. In: L. MASELLO (org.), Portugués lengua segunda y extranjera en Uruguay: Actas del Primeiro Encontro de Português Língua Estrangeira do Uruguai. Montevidéu, Faculdad de Humanidades y Ciencias de la Educación/Comisión Sectorial de Investigación Científica.
GRÉGIS, R. A. A importância dos estudos sobre a gramática universal nas pesquisas em aquisição de segunda língua. Salvador, 2016. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/view/16052>. Acesso em: 18 nov. 2019.

HITOTUZI, Nilton Varela. Drama – Processo: Motivação para aprendizagem de Língua Estrangeira na zona rural do interior do Estado do Amazonas. In: Revista eletrônica Aboré, Manaus, 2007. Disponível em: <http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/artigos/artigos_3/Nilton%20Varela%20Hitotuzi.pdf>. Acesso em 11 jun. 2014.

KLEIN, E. & MARTOHARDJONO, G. Investigating second language grammars: Some conceptual and methodological issues in generative SLA research. In: KLEIN, E. & MARTOHARDJONO, G. (Eds.) The development of second language grammars: A generative approach. Amsterdam: John Benjamins, 1999.
KRASHEN, S. D. Explorations in Language Acquisition and Use: The Taipei Lectures. Portsmouth, NH: Heinemann, 2003.
_________, S. D. The Input Hypothesis: issues and implications. 4.ed. New York, Longman, 1985
LIGHTBOWN, Patsy M.; SPADA, Nina. How languages are learned. Oxford: Oxford, 1998.
MOITA LOPES, L.P. (Org.). O português no século XXI: Cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013.
PENFIELD, W. e ROBERTS, L. Speech and brain mechanisms. Princeton: Princeton University Press, 1959.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
_______________, K. The concept of ‘World English’ and its implica- tions for ELT. In: ELT Journal. Oxford University Press. Vol. 58/2, 2004.
RICHARDS, J. C. Communicative Language Teaching Today. New York: Cambrdge University Press, 2006.
SANTOS, Sandra. A Gramática Gerativa. Disponível em: <https://poslingualinguistica2011portela.webnode.com.br/aspectos-teoricos-dalinguistica/principais-aspectos-do-gerativismo/> Acesso em: 16 out. 2019.

SEIDLHOFER, B. Understanding English as a lingua franca. Oxford: Oxford University Press, 2011.
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida (UEM/UENP). Linguagem em (Re)vista, vol. 11, n. 22. Niterói, jul./dez. 2016 Disponível em: http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/22/05.pdf Acesso em: 12 jun. 2020.
SKINNER, B. F. (1957) Verbal Behavior. Cambridge, MA: B. F. Skinner Foundation.

VASCONLELOS, E. D. de. Filogética e Ontogenética em Vygotsky. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-cultura/5386893 acesso em 22 nov. 2019

VERGARA, Mairo. Input: a chave para o aprendizado do inglês. Disponível em: <https://www.mairovergara.com/input-a-chave-para-o-aprendizado-do-ingles/> Acesso em: 21 nov. 2019

VERTOVEC, Steven. Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, vol. 30, n. 6, p. 1024-1054, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01419870701599465. Acesso em: 12 jun. 2020.
VIAN JR, O. A língua inglesa e seu papel na formação do cidadão global. In: CAMARGO, F. P.; VIEIRA, M. M.; FONSECA, V. N. S. (Orgs.) Perspectivas críticas e epistemológicas para o ensino de língua adicional e materna na contemporaneidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2015, p.54.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1989.

Téléchargements

Publié-e

2022-09-23

Comment citer

Resende Casimiro, E., & Nunes de Souza, N. . (2022). AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Porto Das Letras, 8(2), s22009. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/14719

Numéro

Rubrique

SEÇÃO LIVRE

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s