ESTUDO DE CASO SOBRE UM ALUNO COM BAIXA VISÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO NACIONAL - TO
Palavras-chave:
Inclusão. Deficiência visual. Baixa visão. EducaçãoResumo
Esta pesquisa visa compreender os mecanismos acerca da baixa visão, elencando os principais elementos que concerne às dificuldades e a busca por melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório com uma abordagem qualitativa. Dessa forma, tem como objetivo geral investigar o processo inclusivo do aluno com deficiência visual (baixa visão). Na coleta de dados foi aplicado questionário a coordenação; foi realizada observação de um aluno com baixa visão em sala de ensino regular; ainda, visita a sala de recursos e entrevista com o estudante. Está fundamento em teóricos como Mantoan (2003; 2006), Amiralian (2004), Gasparetto (2007), Ormozeli, Corsini e Gasparetto (2007), Bruno (2007), Sá, Campos e Silva (2007), Salomon (2007), Domingues, Carvalho e Arruda (2010) bem como diversas resoluções e leis acerca da temática inclusão, entre outros autores. Diante disso, verificou-se que a inclusão do educando com baixa visão apesar de alguns avanços ainda enfrenta grandes barreiras no qual é necessário mais formação e informação dos educadores para a compreensão de que a baixa visão não é igual para todos, portanto, é essencial conhecer as especificidades do seu aluno, para que haja mudanças de práticas excludentes, e efetivamente o educando seja incluído e não apenas integrado.
Palavras-chave: Inclusão. Deficiência visual. Baixa visão. Educação.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. O que é um estudo de caso qualitativo em Educação? Revista da FAERRA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul. /dez. 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado federal, 1988.
_________. Declaração de Salamanca. Brasília: UNESCO, 1994.
________. Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Censo demográfico 2010: resultados preliminares do universo; 2010. Brasília (DF): IBGE; 2010.
_________. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm> Acesso em: 11 de jun. 2019.
_________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 7ª. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2012.
_________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica – Parecer CNE/CEB n. 2/2001.
_________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica – Parecer CNE/CEB n.4/2009.
_________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica – Parecer CNE/CEB n.17/2001.
_________. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), Brasília: MEC/SEF, 2000.
_________ Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. [2. ed.] / coordenação geral SEESP/MEC. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 208 p. (Série: Saberes e práticas da inclusão). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alunoscegos.pdf> Acesso em: 3 de jun. 2019.
BRUNO, M. M.G. A inclusão da criança com baixa visão na Educação Infantil. In: MASINI, E.F.S.; GASPARETTO, M.E.R.F. Visão Subnormal: um enfoque educacional. São Paulo: Vetor, 2007, p.81-92.
BRUNO, M. M. G.; MOTA, M. G. B. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol. 2. Fascículo IV. Colaboração Instituto Benjamin Constant. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/def_visual_1.pdf> Acesso em: 18 de jun. 2019
CUNHA, A. E. Práticas Pedagógicas para a inclusão e diversidade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
DOMINGUES, C. A.; CARVALHO, S. H. R.; ARRUDA, S. M. C. P. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. In: DOMINGUES Celma dos Anjos [et.al.]. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 3. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=860&id=12625&option=com_content&view=article> Acesso em: 3 de jun. 2019. Brasília: UNESCO, 1994.
GASPARETTO, M. E. R. F. A pessoa com visão subnormal e seu processo pedagógico. In: MASINI, E. F. S.; GASPARETTO, M. E. R. F. (Org). Visão subnormal: um enfoque educacional. São Paulo: Vetor, 2007.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
MANTOAN, M. T. E.; PRIETRO, R. G. Inclusão escolar. São Paulo: Summus, 2006.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 1 ed. São Paulo: Moderna, 2003.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
OMS. Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual. Montreal, Canadá, 4-6 outubro 2004.
ORMELEZI, E. M.; CORSINI, M. G.; GASPARETTO, M. E. R. F. O que o educador (pais e professores) precisa saber sobre a visão subnormal. In: MASINI, E. F. S.; GASPARETTO, M. E. R. F. Visão Subnormal: um enfoque educacional. São Paulo: Vetor, 2007.
SÁ, E. D.; CAMPOS, I. M.; SILVA, M. B. C. Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual. São Paulo: MEC/SEESP, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf> Acesso em: 5 de jun. 2009.
SALOMON, S. M. Desenvolvimento da eficiência visual: a relação e os atendimentos à pessoa com visão subnormal. In: MASINI, E.F.S.; GASPARETTO, M.E.R.F. (Org.) Visão Subnormal: um enfoque educacional. São Paulo: Vetor, 2007, p.95-99.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, Maringá, 2007. Arq. Mudi. Periódicos. Disponível em<http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/019.df>. Acesso em: 21 jun. 2016.
ZANINI, M. Uma visão panorâmica da teoria e da prática do ensino de língua materna. Acta Scientiarum (UEM), Brasil, v. 1, p. 79-88, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).