ESTUDO DE CASO SOBRE UM ALUNO COM BAIXA VISÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO NACIONAL - TO

Autores

Palavras-chave:

Inclusão. Deficiência visual. Baixa visão. Educação

Resumo

Esta pesquisa visa compreender os mecanismos acerca da baixa visão, elencando os principais elementos que concerne às dificuldades e a busca por melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório com uma abordagem qualitativa. Dessa forma, tem como objetivo geral investigar o processo inclusivo do aluno com deficiência visual (baixa visão). Na coleta de dados foi aplicado questionário a coordenação; foi realizada observação de um aluno com baixa visão em sala de ensino regular; ainda, visita a sala de recursos e entrevista com o estudante. Está fundamento em teóricos como Mantoan (2003; 2006), Amiralian (2004), Gasparetto (2007), Ormozeli, Corsini e Gasparetto (2007), Bruno (2007), Sá, Campos e Silva (2007), Salomon (2007), Domingues, Carvalho e Arruda (2010) bem como diversas resoluções e leis acerca da temática inclusão, entre outros autores. Diante disso, verificou-se que a inclusão do educando com baixa visão apesar de alguns avanços ainda enfrenta grandes barreiras no qual é necessário mais formação e informação dos educadores para a compreensão de que a baixa visão não é igual para todos, portanto, é essencial conhecer as especificidades do seu aluno, para que haja mudanças de práticas excludentes, e efetivamente o educando seja incluído e não apenas integrado.

Palavras-chave: Inclusão. Deficiência visual. Baixa visão. Educação.

 

 

Biografia do Autor

Neila Nunes de Souza

Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas) na Universidade Federal do Tocantins -
UFT (Campus de Porto Nacional).


 Docente no Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins – UFT (Campus de Porto Nacional).

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Lima, M. da C. dos S. C., & Nunes de Souza, N. (2022). ESTUDO DE CASO SOBRE UM ALUNO COM BAIXA VISÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO NACIONAL - TO. Porto Das Letras, 8(4), 193–219. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9697

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