Pressupostos Filosófico-Pedagógicos acerca da Elaboração de uma Formação de Professores para o Ensino Bilíngue

Autores

Resumo

Este estudo aborda a formação de professores de inglês ofertada pelo câmpus de São Lourenço do Oeste (SLO) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para ser responsivo à necessidade de formação de professores de inglês para atuarem no Projeto Bilíngue da rede de escolas municipais. Destarte, os objetivos deste artigo são i) expor o raciocínio filosófico-pedagógico assumido para a formação de professores que embasou a implementação da formação de professores de inglês no IFSC-SLO; ii) desvelar as concepções de bilinguismo e língua(gem) materializadas nas Leis que embasam o Projeto Bilíngue; e iii) refletir como a formação continuada em questão respondeu às necessidades de formação de professores para o Projeto Bilíngue da cidade supracitada durante sua oferta no modelo de ensino remoto emergencial. Neste artigo, embasados na Pedagogia Histórico-Crítica, procuramos, de alguma forma, superar algumas dicotomias na formação docente com vistas à promoção do desenvolvimento onilateral dos trabalhadores da educação.

Biografia do Autor

Bruno de Azevedo, Instituto Federal de Santa Catarina

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus São Lourenço do Oeste/SC. Doutorando pelo PPG em Inglês da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC).

Jane Helen Gomes de Lima, Secretaria Municipal de Educação de Forquilhinha/SC.

Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Forquilhinha/SC. Doutoranda pelo PPG em Inglês da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC).

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Publicado

2022-07-21

Como Citar

Azevedo, B. de, & Gomes de Lima, J. H. (2022). Pressupostos Filosófico-Pedagógicos acerca da Elaboração de uma Formação de Professores para o Ensino Bilíngue. Porto Das Letras, 8(3), 171–193. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13301