Ensino dos Caracteres Chineses aos Aprendizes Brasileiros
Resumen
Resumo: A demanda pela língua chinesa tem demonstrado um grande crescimento no Brasil nos últimos anos por causa do rápido desenvolvimento econômico da China e as relações comerciais. Com a instalação do Instituto Confúcio (IC) em diversas universidades brasileiras, o mandarim tem-se tornado cada vez mais popular. Muitas escolas de idioma locais também estão começando a oferecer cursos de mandarim, fornecendo mais opções aos interessados. No entanto, é perceptível que as estratégias de ensino tomadas pelas escolas ainda se mantêm imaturas. Percebe-se, ainda, que o grande desafio dos aprendizes brasileiros que se propõem a estudar o idioma consiste, principalmente, na aquisição da escrita chinesa. Essa dificuldade não se deve apenas à singularidade do código linguístico do idioma em questão, mas também à metodologia desenvolvida em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste artigo é apresentar sugestões de atividades que possam contribuir para o ensino e a aprendizagem da escrita chinesa pelos aprendizes brasileiros e, deste modo, propiciar mais qualidade no ensino.
Palavras-chaves: mandarim; caracteres chineses; língua estrangeira; ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).