Amantes deliquescidos em Magma, de Olga Savary

Autores/as

  • Clarice Lima Borges Alves Universidade Federal de Goiás
  • Paulo Antônio Vieira Júnior Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-5428-2080

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.%20gifelc.09

Resumen

Este estudo desenvolve reflexões sobre Magma, de Olga Savary. Os poemas do livro, frequentemente, recorrem a elementos da natureza ao construir suas metáforas eróticas. A água é o elemento mais presente nas composições, responsável por diluir concepções hegemônicas do contexto patriarcal, burguês, cartesiano e capitalista. Os poemas subvertem separações dicotômicas como masculino e feminino e humanidade e natureza. Para ler as composições da autora nos valemos de três eixos teóricos: a teoria da lírica, com suporte em Collot (2013) e Paz (1994, 2012), estudos sobre o erotismo, como Lorde (2019) e Bataille (1987), epistemologias feminista e ecofeminista, a exemplo de Grosz (1994, 2000), Irigaray (2017), Kheel (2008), Gaard (2014, 2018) e Alaimo (2016). Esta última corrente teórica contribuiu para as análises tendo em vista que este campo de estudo considera as intersecções entre a dominação da mulher e o domínio sobre a natureza pelo sistema psicológico-ideológico e político-econômico patriarcal (Dimen, 1997). No decorrer das análises nos valemos, ainda, de parte da fortuna crítica, como Soares (1997, 1999) e Coelho (1993), além de entrevistas da autora.

Biografía del autor/a

Clarice Lima Borges Alves, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora da obra em verso de Olga Savary. E-mail: claricelimab@gmail.com. Lattes: https://lattes.cnpq.br/4567548587767377.

Paulo Antônio Vieira Júnior , Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto de Teoria da Literatura e Ensino da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: pauloantvie@ufg.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8490405451576541. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5428-2080.

Citas

ALAIMO, Stacy. Exposed: environmental politics and pleasures in posthuman times. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2016.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.

COELHO, Nelly Novaes. Tempo/espaço na poesia de Olga Savary. In: A literatura feminina no Brasil contemporâneo. São Paulo: Siciliano, 1993.

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Trad. Ida Alves. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.

DIMEN, Muriel. Poder, sexualidade e intimidade. In: JAGGAR, Alison M.; BORDO, Susan R. (org.) Género, corpo, conhecimento. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997, p. 42-61.

GAARD, Greta. Toward an ecofeminist aesthetic of reconnection. In: QUIGLEY, Peter; SLOVIC, Scott. Ecocritical Aesthetics: Language, Beauty, and the Environment. Indiana: Indiana University Press, 2018. p.97-113.

GAARD, GRETA. Toward New EcoMasculinities, EcoGenders, and EcoSexualities. In: ADAMS, Carol J.; GRUEN, Lori (org.). ecofeminism: feminist intersections with other animals and the earth. Bloomsbury: New York, 2014. p.225-240.

GROSZ, Elizabeth. Corpos reconfigurados. Cadernos Pagu. Campinas, 2000, n. 14, p. 45-86.

GROSZ, Elizabeth A. Volatile bodies: toward a corporeal feminism. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1994.

IRIGARAY, Luce. Este sexo que não é só um sexo: sexualidade e status social da mulher. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.

KHEEL, Marti. Nature ethics: an ecofeminist perspective. United States of America: Rowman E Littlefield Publishers, 2008.

LORDE, Audre. Usos do erótico: o erótico como poder. In: Lorde, Audre. Irmã Outsider. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019, p. 67-74.

OVÍDIO. A história de Salmácis. In: Metamorfoses. Trad. Vera Lucia Leitão Magyar. São Paulo: Madras, 2003.

PAZ, Octavio. A dupla chama. São Paulo: Siciliano, 1994.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

PINTO, Joana Plaza. Pragmática. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2006. p. 47-68.

PIZARRO, Ana. Áreas culturais da modernidade tardia. In: ABDALA JUNIOR, B. (Org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. Trad. Maria Cláudia Galera. São Paulo: Boitempo, 2004, p. 21-35

SAVARY, Olga. Magma. São Paulo: Massao Ohno-Roswitha Kempf, 1982.

SAVARY, Olga. Repertório selvagem. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional; MultiMais; Universidade de Mogi das Cruzes, 1998.

SAVARY, Olga. Entrevista a Cláudia Pastore. In: Tiro de letra. Disponível em: https://www.tirodeletra.com.br/entrevistas/OlgaSavary.htm. Acesso em: 4 de dez. de 2024.

SOARES, Angélica. A paixão emancipatória: vozes femininas da liberação do erotismo na poesia brasileira. Rio de Janeiro: DIFEL, 1999.

SOARES, Angélica. Imagens ecológicas do desejo na poesia brasileira e portuguesa contemporâneas. Revista Cerrados, Brasília, n. 6, 1997, p.12-21. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/858>. Acesso em: 1 de nov. de 2023.

WALDBY, Catherine. Destruction: Boundary erotics and refigurations of the heterosexual male body. In: GROSZ, Elizabeth; PROBYN, Elspeth (org.). Sexy Bodies: The strange carnalities of feminism. London: Routledge, 1995.

Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Alves, C. L. B., & Vieira Júnior , P. A. (2024). Amantes deliquescidos em Magma, de Olga Savary. Porto Das Letras, 10(Especial), 139–156. https://doi.org/10.20873.24. gifelc.09