Repensando o Ensino de Língua Materna e Línguas Estrangeiras: Uma Proposta de Atividade a Partir de Fanfictions

Autores/as

  • Thayane Silva Campos Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Linguística, Ensino de Língua, Leitura e Escrita

Resumen

Sabemos que no ensino regular no Brasil a maioria dos jovens não tem interesse pelas atividades de leitura e de escrita propostas pelas escolas. Em contrapartida, fora da sala de aula, percebemos um engajamento por parte de muitos adolescentes que se dedicam à leitura e à escrita das chamadas fanfictions. Este trabalho tem como objetivo apresentar brevemente o universo das fanfictionss e mostrar como os monitores de língua inglesa de um instituto federal de Minas Gerais participaram da elaboração de um Workshop desenvolvido para os alunos da escola, sob orientação da professora pesquisadora e da professora orientadora. O intuito da realização dessa atividade foi mostrar de que forma os jovens se engajam nessa tarefa, colocando em prática o conceito de agência e atuam em uma comunidade de prática. Para isso, apresentamos o que é uma fanfiction e discutimos questões relacionadas ao ensino, propondo tarefas que envolvam leitura e produção escrita/oral/visual, por meio de um novo formato de avaliação. O resultado nos mostra que ao realizar uma tarefa que está relacionada a um tema de interesse dos discentes é possível perceber um grande engajamento por parte deles, proporcionando uma tomada de iniciativa perante as atividades e uma maior autonomia.

Biografía del autor/a

Thayane Silva Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda No Programa de Estudos da Linguagem (Poslin) da UFMG, na área de Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira

Publicado

2016-09-25

Cómo citar

Campos, T. S. (2016). Repensando o Ensino de Língua Materna e Línguas Estrangeiras: Uma Proposta de Atividade a Partir de Fanfictions. Porto Das Letras, 2(1), p. 51 – 72. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2046

Número

Sección

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

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