O GOLPE DE 1964 E O CINEMA NOVO

O DESAFIO E TERRA EM TRANSE

Autores/as

  • MARIANA KLAFKE IFSul

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.4018

Palabras clave:

engajamento, cinema novo, ditadura civil-militar

Resumen

A produção cultural brasileira da segunda metade dos anos 1960, marcada pela experiência do Golpe de 1964, deparou-se constantemente com a questão do engajamento. Algumas obras culturais importantes do período apresentam entre seus personagens intelectuais vivendo dilemas éticos sobre se engajar politicamente. No cinema, essa problemática surge nos filmes O desafio (1965) e Terra em Transe (1967). A questão se torna mais interessante se considerarmos que o teatro, neste momento, está produzindo obras que incentivam o engajamento sem muita reflexão autocrítica, subestimando o revés sofrido em 1964. O cinema provavelmente apresentou as reflexões mais negativas e críticas em relação às ilusões de proximidade dos intelectuais com as classes populares, à experiência da derrota das forças progressistas e aos dilemas de atuação no pós-64. Este estudo apresenta uma análise dos filmes supracitados nesta perspectiva, buscando demonstrar como a questão do engajamento é tratada e estabelecendo alguns contrastes com a produção teatral do período.

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Publicado

2024-12-22

Cómo citar

KLAFKE, M. (2024). O GOLPE DE 1964 E O CINEMA NOVO: O DESAFIO E TERRA EM TRANSE. Porto Das Letras, 10(3), 348–363. https://doi.org/10.20873.24.4018