O GOLPE DE 1964 E O CINEMA NOVO
O DESAFIO E TERRA EM TRANSE
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.4018Palabras clave:
engajamento, cinema novo, ditadura civil-militarResumen
A produção cultural brasileira da segunda metade dos anos 1960, marcada pela experiência do Golpe de 1964, deparou-se constantemente com a questão do engajamento. Algumas obras culturais importantes do período apresentam entre seus personagens intelectuais vivendo dilemas éticos sobre se engajar politicamente. No cinema, essa problemática surge nos filmes O desafio (1965) e Terra em Transe (1967). A questão se torna mais interessante se considerarmos que o teatro, neste momento, está produzindo obras que incentivam o engajamento sem muita reflexão autocrítica, subestimando o revés sofrido em 1964. O cinema provavelmente apresentou as reflexões mais negativas e críticas em relação às ilusões de proximidade dos intelectuais com as classes populares, à experiência da derrota das forças progressistas e aos dilemas de atuação no pós-64. Este estudo apresenta uma análise dos filmes supracitados nesta perspectiva, buscando demonstrar como a questão do engajamento é tratada e estabelecendo alguns contrastes com a produção teatral do período.
Citas
BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema
brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CARVALHO, Maria do Socorro. “Amor e política em um “tempo sem sol” – uma leitura de O desafio, de Paulo César Saraceni”. O Olho da História, Salvador, n. 15, dezembro de 2010.
CARVALHO, ngela Julita Leitão de. “O Desafio: a difícil escolha”. O público e o privado, n. 8, julho-dezembro de 2006.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação (1950-1980). São Paulo: Contexto, 2001.
SCHWARZ, Roberto. “Cultura e Política, 1964-1969: alguns esquemas”. In: O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
XAVIER, Ismail. “Terra em Transe: alegoria e agonia”. In: Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).