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EFEITOS DE SENTIDO SOBRE O SUJEITO-IMIGRANTE EM POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-31-pmu7

Resumen

Neste trabalho, analisamos efeitos de sentido sobre os modos de subjetivação de sujeitos-imigrantes que emergem de um edital de processo seletivo especial para provimento de vagas suplementares para atender ao Programa de Acesso e Permanência a Estudantes Imigrantes - Pró-Imigrante, da Universidade Federal da Fronteira Sul. O programa Pró-imigrante foi aprovado e instituído no ano de 2019, por meio da Resolução nº 16/CONSUNI/UFFS/2019, e atende estudantes imigrantes de todas as nacionalidades. O corpus da pesquisa constitui-se de sequências discursivas recortadas a partir dos critérios de avaliação da carta de intenções, a qual integra o edital do processo de seleção. Tomamos para a análise o discurso institucional sobre o imigrante, a partir da perspectiva teórico-metodológica discursiva, conforme os estudos de Foucault (2008a, 2008b, 2014), Coracini (2007, 2010) e Da Rosa (2018, 2021, 2023). O trabalho se constitui em três momentos principais. Primeiro, alinhamos questões teóricas referentes à subjetividade, governamentalidade e relações de poder. Por segundo, definimos o percurso metodológico que nos levou ao corpus de análise. Por terceiro, mobilizamos a análise em articulação com a teoria à qual nos filiamos, mobilizando as noções de representação, língua, sujeito e governamentalidade. Compreendemos que o sujeito-imigrante é representado como alguém em provisoriedade que deve oferecer benefícios, ser útil, tanto ao seu país de origem, lugar para o qual poderá retornar, quanto para a instituição onde está, submetido às leis e à língua deste lugar, funcionando no discurso institucional formas de governamentalidade, que inserem e agenciam corpos em espaços delimitados, conforme as relações de poder.

Biografía del autor/a

Alâna Capitanio, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Membro do Grupo de Estudos Língua(gem), Discurso e Identidade  (GELINDI/UFFS). Professora efetiva da rede estadual de ensino de Santa Catarina.

Irene Cristina Kohler, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Membro do Grupo de Estudos Língua(gem), Discurso e Identidade (GELINDI/UFFS). Bolsista Uniedu.

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Publicado

2024-05-19

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Cómo citar

Capitanio, A., Kohler, I. C., & Da Rosa, M. (2024). EFEITOS DE SENTIDO SOBRE O SUJEITO-IMIGRANTE EM POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Porto Das Letras, 10(1), 242–266. https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-31-pmu7