EFEITOS DA PANDEMIA NO ÂMBITO DA AMAZÔNIA LEGAL: (RE)SIGNIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE UNIDADES LEXICAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Resumen

Neste artigo, apresentamos algumas das unidades lexicais que foram produzidas no âmbito do sistema educacional, cujo percurso gerativo está atrelado à pandemia de Covid-19. Em atenção a esse recorte em particular, na relação entre educação e coronavírus, entendemos que há um modo de constituição e de organização desse patamar conceptual. Dessa forma, tratamos de observar esse contexto situacional de ocorrência de unidades lexicais a partir do fenômeno de lexicalização e de terminologização. Em vista desse apontamento, colocamo-nos a questionar em que medida a pandemia contribuiu para o surgimento e a formação de possíveis unidades lexicais terminológicas alusivas ao saber técnico-científico da área da educação, dada a complexidade dos processos de constituição de conjuntos terminológicos, considerando os fatores extralinguísticos e seus desdobramentos e efeitos no funcionamento dinâmico do aspecto léxico da linguagem. Para tanto, enfocamos as unidades lexicais que tiveram circulação no Suplemento do Diário Oficial, nº 5.846, de 14 de maio de 2021, documento oficial do estado do Tocantins, que, por sua vez, está voltado para a educação básica. Para a construção de nossa amostragem, enfocamos os neologismos semânticos, o que nos possibilitou visualizar o processo de (re)significação e de atualização de unidades lexicais no âmbito da esfera educacional, relacionadas à pandemia de Covid-19. Como exemplo, podemos citar as seguintes unidades: ensino remoto, aulas on-line, roteiros de estudo, ensino híbrido, escalonamento, atividade não presencial, aula não presencial, formato não presencial, máscara e distanciamento pessoal.

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Suplemento do Diário Oficial do Estado do Tocantins, nº 5.846, de 14 de maio de 2021. Ano XXXIII, Estado do Tocantins, sexta-feira, 14 de maio de 2021. Disponível em: https://doe.to.gov.br/diario/4371/download . Acesso em: 12/02/2023.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Gonçalves Carneiro, F., Ana Cláudia Castiglioni, & Maria Deusa Brito de Sousa Apinagé. (2023). EFEITOS DA PANDEMIA NO ÂMBITO DA AMAZÔNIA LEGAL: (RE)SIGNIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE UNIDADES LEXICAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Porto Das Letras, 9(Especial), 423–444. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17456

Número

Sección

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira

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