ENTRE DISPERSÃO E UNIDADE DA ESCRITA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/jl-ea-fc

Resumo

A escrita de que tratamos envolve o jogo entre dispersão e unidade de sentidos, tendo por base o gesto de formulação. Assim, interessa-nos, mais de perto, o modo como a memória discursiva faz trabalhar esse jogo na escrita do relatório final do Estágio Supervisionado Curricular (ESC) em Língua Portuguesa, sob a perspectiva da Análise de Discurso pecheuxtiana e orlandiana. Para tanto, faz-se necessário olhar para as condições de produção da escrita do relatório e para as outras materialidades que a integram, como é o caso, por exemplo, das anotações de campo. Essas, por sua vez, estão implicadas em outras condições de produção. E, desse jogo de (re)formulações entre materialidades, é que estamos derivando o entendimento de que a estruturação da experiência passa a ganhar pontos da individuação do sujeito. As materialidades enfocadas referem-se: às anotações de campo de um estágio, quando da realização da etapa de observação e de regência em uma escola pública de Araguaína; e ao relatório final das atividades desse estágio em que essas anotações são (re)textualizadas. A partir de sete recortes discursivos, construímos o nosso trabalho de análise, jogando com o modo como a memória discursiva faz constituir pontos de dispersão e de unidade na escrita desse acadêmico. As análises mostram que a descrição e a avaliação da aula tanto nas anotações de campo quanto na escrita do relatório final, sob condições de produção específicas, evidenciam uma narratividade exitosa da prática da professora, justamente pelo fato de ela está filiada àquilo que apregoam os documentos oficiais.

Biografia do Autor

João de Deus Leite, Universidade Federal do Norte do Tocantins

É graduado no Curso de Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007); é mestre (2010) e doutor (2015), pela Universidade Federal de Uberlândia. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Araguaína/Tocantins (2018-2019). Tem trabalhado com as seguintes temáticas: discursividades pedagógicas sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em diferentes situações discursivas, identidade/identificação de diferentes grupos vulneráveis. Realizou, como atividade integrante de seu doutoramento, Estágio Sanduíche no Exterior, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL) sob a orientação da Profa. Dra. Susana Nunes e do Prof. Luís Felipe Tomás Barbeiro. É coordenador do Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire). E-mail: joaodedeus@mail.uft.edu.br

Referências

AGUSTINI, C.; LEITE, J. A relação entre teoria e prática no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: uma abordagem enunciativa. ReVEL, edição especial n. 11, 2016. Disponível em: www.revel.inf.br. Acessado em 03.mar.2017.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado (AIE). Tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1970.

BORGES, J. L. O etnógrafo. In: Elogio da sombra. Rio de Janeiro: Globo, 1970, p. 19-21.

ORLANDI, E. Os sentidos de uma Estátua: Fernão Dias, individuação e identidade pousoalegrense. In: ORLANDI, E. P. (Org.). Discurso, espaço, memória: caminhos da identidade no Sul de Minas. Campinas. Editora RG, 2011, p. 13-34.

ORLANDI, E.(org.) Instituição, relatos e lendas: narratividade e individuação dos sujeitos. Pouso Alegre: Univás; Campinas: RG Editores, 2016.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). GADET, F; HAK, T. Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Bethania S. Mariani [et. al.]. 2 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1993[1969].

PÊCHEUX, M. Discurso: estrutura ou acontecimento. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2006[1983].

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. [et al] Tradução e introdução: NUNES, J. H. Papel da Memória. Campinas, SP: Editora Pontes, 2015[1983].

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi [et. al.]. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1988[1975].

PÊCHEUX, Michel. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, n.19. Campinas: Unicamp. 1990, p. 7-24.

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

de Deus Leite, J., Rodrigues dos Anjos, E., & Gonçalves Carneiro, F. (2022). ENTRE DISPERSÃO E UNIDADE DA ESCRITA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA . Porto Das Letras, 8(2), s22001. https://doi.org/10.20873/jl-ea-fc

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE