Análise linguístico-morfológica da terminologia da área de formação continuada de professores dos anos iniciais
Resumen
Este artigo busca apresentar uma análise linguístico-morfológica dos termos que constituem o domínio da Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se do recorte de uma pesquisa realizada em nível de doutorado, fundamentada nos estudos do léxico, em especial da Terminologia, a partir de autores como Cabré (1999), Biderman (2001), Barros (2004), Krieger e Finatto (2004). O AntConc foi uma das ferramentas computacionais empregadas para processamento do corpus e análise dos 2.851 termos repertoriados pela pesquisa, os quais foram distribuídos em três subdomínios: conhecimentos linguísticos, conhecimentos matemáticos e conhecimentos didático-educacionais. A análise dos termos demonstrou que o perfil terminológico do domínio estudado é formado, em sua maioria, por termos complexos, de base substantival e que a derivação sufixal foi o processo de formação mais produtivo na constituição dos termos simples do conjunto terminológico estudado. Destacam-se, ainda, a presença de estrangeirismos, especialmente, entre os gêneros discursivos digitais. Ademais, há uma ocorrência significativa de siglas, com predominância para a acronímia. A relevância do recorte de pesquisa apresentado neste trabalho está na análise dos termos de uma área em constituição (no que se refere a identificação de seu sistema de conceitos), o que poderá servir de referência para o desenvolvimento de estudos futuros, bem como para a elaboração de objetos terminográficos do domínio do conhecimento estudado.
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