A literatura nos currículos de ensino médio integrado
uma análise dos cursos da área de informática do Instituto Federal de Sergipe, 2008 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.20873.24e21Resumen
Este trabalho direcionado a analisar a Literatura, enquanto conteúdo e componente curricular, nos Projetos Políticos de Cursos (PPC) da Área de Informática, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campi de Aracaju, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão. Isso se deve pelo fato de entendermos a Literatura como uma área essencial para formação dos jovens nessa nova etapa da Educação Profissionalizante, instituída a partir da Lei nº 11.892, de 2008, quando a nova Rede Federal de Educação Profissional surgiu. Sabe-se que a Literatura, além de ser obrigatória por uma questão cultural, também está presente pela orientação que há na LDB, assim como pelos teóricos da educação e da literatura que sabem da importância da arte na formação dos jovens para a sociedade. Diante disso, levando em consideração que se trata de um trabalho em construção para culminância de uma dissertação, a metodologia será bibliográfica em duas perspectivas. Assim a primeira é de cunho teórico com material relacionado ao currículo, a história do Institutos Federais e importância da Literatura, ao passo que a segunda etapa estará analisando os PPC dos cursos da Área de Informática. Percebe-se que a Literatura está presente em todos os currículos, mas de maneira padronizada e com termos generalistas de estudo, corroborando com ideias de homogeneização que curricólogos já alertavam. Assim, há a necessidade de trabalho empírico, pois o currículo se concretiza no fazer em sala, pois informações pertinentes serão vislumbradas a partir de perguntas a docentes e discentes do IFS.
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