QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM RODAS DE LEITURA E NAS CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
O objetivo deste artigo é discutir sobre aspectos da cultura afro-brasileira e africana, a serem incluídas nas rodas de leitura dos CEIs/Creches municipais de Araguaína, estado do Tocantins. Nessas rodas ocorrem vivências, experiências e interações educativas sobre as histórias lidas, projetadas e contadas pelas professoras às crianças de até cinco anos de idade, envolvendo diferentes assuntos. Entre os temas apresentados para as discussões aparecem histórias africanas e dos afro-brasileiros, que despertam o interesse das crianças. Os assuntos que permeiam as Rodas de Leitura falam de cores, de paisagens, de sabores, de usos e costumes. Contudo, a inserção de questões étnicos-raciais ainda é considerada uma situação emergencial, a efetividade e aplicabilidade da Lei n° 10.639/03 desde a tenra infância e com o uso de metodologias adequadas para esta faixa etária sustenta uma educação de superação ao preconceito racial e as desigualdades geradas por este, intensifica a construção de identidades levando as crianças a se perceberem no mundo e a perceberem o outro, além disso, a inclusão de histórias com personagens negras para crianças possibilita tratar do assunto igualdade racial, com mais naturalidade.
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