Análise do discurso político: estratégias midiáticas entre sucesso x ethos
Abstract
Buscando compreender o sucesso dos discursos enunciados pelo atual presidente da República e a criação do ethos, em sua campanha e reproduzido em seu discurso de posse, na cena enunciativa do emissor. Este artigo refletirá os usos da base analítica de um discurso como a esperança de um sucesso no comando de uma nação. Sabe-se que o discurso toma como base a credibilidade e a virtude do candidato, diante de seus eleitores, sendo um dos principais fundamentos para a sua campanha, pois através de discurso do enunciatário eleitoral que a nação “conhece as propostas de um candidato a presidência” e formula uma imagem do emissor. A confiança de um eleitor conquista-se, no primeiro momento, pelo discurso, que o candidato reproduz em seus pronunciamentos, formulando um discurso de sucesso. Esta pesquisa baseia-se nas concepções sobre Análise do Discurso dos teóricos Maingueneau (2005, 2013), Charaudeau (2008), Soares (2015, 2016, 2017) e entre outros. O corpus a ser analisado são alguns excertos do primeiro debate na Tv bandeirantes e do discurso de posse do atual Presidente do Brasil que está localizado no jornal virtual da Folha de S. Paulo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).