Vulnerabilidade Educacional na Educação Infantil: um Problema de Políticas Públicas

Authors

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

Keywords:

Políticas públicas; Educação infantil; Vulnerabilidade.

Abstract

Este trabalho busca focar na vulnerabilidade educacional das crianças da primeira infância, no âmbito da educação infantil. No Brasil a educação infantil ainda não atinge a toda a população de crianças que dela necessita. Nossos estudos mostram que um dos problemas mais recorrentes é a falta de vagas nas áreas mais vulneráveis socialmente, acarretando uma exclusão das crianças, desde de tenra idade, dos ambientes educacionais. Verificamos, ainda, ser esse um grave problema brasileiro de políticas públicas educacionais.

Author Biography

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Published

2019-02-02

How to Cite

Rodrigues, W. (2019). Vulnerabilidade Educacional na Educação Infantil: um Problema de Políticas Públicas. Porto Das Letras, 5(1), 75–84. Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/5276

Issue

Section

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS