O Processo de Recategorização Metafórica na Construção do Gênero Meme
Abstract
O estudo da recategorização em sua visão primeira, segundo Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995), pode ser compreendido como uma estratégia de designação pela qual os referentes introduzidos no texto/discurso podem sofrer transformações durante o processo de construção textual em função dos propósitos comunicativos dos seus interlocutores. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo principal analisar como o processo de recategorização metafórica sem menção de expressão referencial contribui para o processo de construção de sentidos do gênero textual multimodal meme. Para tal análise, foram selecionados três memes que tematizam o processo de impeachment sofrido pela presidenta Dilma Rousseff, publicados em diversos sites da internet. Dentro de nossas análises, fazemos uma interface entre a Linguística Textual e a Linguística Cognitiva, visto que se faz necessário acionarmos elementos radicados tanto na superfície textual, bem como no seu entorno sociocognitivo. Utilizamos o subsidio teórico de estudiosos como Mondada e Dubois (1995); Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995); Lima (2003, 2009, 2011); Lakoff e Johnson (1987); Lakoff (1980), que nos dão sustentação em nossas discussões. Após as analises, percebemos que a recategorização metafórica sem menção de expressão referencial foi de suma relevância para o entendimento e, consequentemente, para a construção de sentido dos textos escolhidos para o estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Recategorização metafórica; Construção de sentidos; Memes.
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