Políticas Linguísticas na Proposição de Ações na Seara do Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa: Reflexões Preliminares
Keywords:
Ensino e Aprendizagem de Línguas, Política Linguística, CidadaniaAbstract
De acordo com Correa (2014, p. 7), é preciso “investir esforços na direção de encaminhamentos sobre o ensino de línguas mais condizentes com as atuais necessidades e condições sócio-históricas, culturais e econômicas nas quais vivemos”. Haja vista o momento atual, caracterizado por uma multiplicidade de códigos e liquidez das relações, o ensino de língua estrangeira, em especial, tem requerido posturas que em muito se diferem das demandas anteriores, mas que se aproximem dos debates educacionais mais recentes e urgentes, a exemplo do desenvolvimento crítico dos sujeitos com vistas a uma formação cidadã (MONTE MÓR, 2013, p. 31). É válido mencionar que este momento atual, jamais antes visto porque diferente de todos os processos que o antecederam, tem influência sobre as vidas econômicas e culturais das pessoas no mundo e a Língua Inglesa, na condição de consagrada língua da globalização, encontra-se no centro das discussões. Com efeito, as salas de aula de ensino e aprendizagem de línguas refletem e refratam os desdobramentos desse momento, uma vez que são microcosmos de sociedade e atravessadas sempre estarão por embates e enfrentamentos que hão de influenciar sobre a concepção de língua que se discutirá no interior delas. Porque deliberam sobre os rumos da língua, as políticas linguísticas (PLs) desempenham papel fundamental nessa seara e, uma vez formuladas coerentemente, pensadas para uma educação crítica e política, podem impactar positivamente os rumos da educação, corroborando para a promoção da cidadania.
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