A teoria de René Girard em Uma criatura dócil

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Abstract

Este artigo tem o objetivo de discutir, em caráter breve e exploratório, alguns aspectos conceituais da teoria mimética de René Girard aplicáveis ao vínculo entre a personagem feminina e o marido, único narrador, em Uma criatura dócil, de Fiódor Dostoiévski. René Girard foi um escritor profícuo e sustentou parte de sua teoria do desejo mimético analisando algumas obras de Dostoiévski. Os pressupostos e aportes teóricos foram extraídos principalmente de Mentira romântica e verdade romanesca, livro que inaugura a tese do desejo mimético com fulcro no método de leitura comparativa de romancistas consagrados. O crítico francês enceta uma análise preliminar comparando a obra com um problema bem comum na literatura de outros escritores: o desejo mimético e suas repercussões. Em seguida, avalia a presença do desejo mimético em uma obra específica, buscando estabelecer um liame entre o particular e o alheio, após o que coteja os escritos de um autor relativamente às características do desejo mimético. O método, essencialmente qualitativo, permite que possamos perfazer o percurso analítico das obras colacionadas no presente trabalho, destacando os aspectos mais relevantes da teoria girardiana e da obra do autor russo.

Author Biography

Regina Célia Barcelos, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba - UNIUBE; Especialista em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano - CEUCLAR/Batatais/SP; Mestranda em Letras pela UFT e Licencianda em Letras/Língua Inglesa pela UFT. 

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Published

2022-09-24

How to Cite

Barcelos, R. C. (2022). A teoria de René Girard em Uma criatura dócil. Porto Das Letras, 8(Especial), 99–112. Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/14902