Topônimos Acreanos em Libras: Variação, Motivação e Tipologia Morfológica
Abstract
O estado do Acre é formado por 22 municípios. O nome de cada município em libras, designado nos estudos linguísticos como topônimos, foi pioneiramente documentado e descrito por Sousa e Quadros (2019a, 2019b, 2019c). Neste artigo, objetivamos contribuir com esse trabalho reportando os resultados de três estudos. O primeiro deles foca na variação fonológica, morfológica e lexical observada nos topônimos acreanos em libras. O segundo replica o estudo de Sousa e Quadros (2019a) e investiga a iconicidade, ou seja, a motivação desses sinais, por meio de entrevista com uma sinalizante surda nascida e residente na capital acreana. Por fim, o terceiro estudo investiga os aspectos morfológicos dos topônimos acreanos. Como resultado, através do primeiro estudo, observamos uma considerável variação fonológica e lexical entre os topônimos analisados. Através do segundo, conseguimos levantar possíveis motivações para 81% desses sinais. Por fim, por meio do terceiro estudo, observamos que predominam as formações híbridas, ou seja, sinais constituídos pela combinação de elementos da Libras e de elementos que remetem ao português.
References
SANTOS, L. L. dos. Comparação de aspectos morfológicos de topônimos da libras que nomeiam cidades acreanas e amapaenses. 2021. TCC. Graduação. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=o854503JCHg. Acesso em 24 Maio. 2022.
SOUSA, A. M.; QUADROS, R. M. Toponímia em Libras: aspectos formais e motivacionais dos sinais toponímicos dos municípios acreanos. In: CAVALHEIRO, J.; LUDWIG, C. R.; LANES, E. J. (orgs.) Lingu(agem), ensino e formação docente. Manaus (AM): Editora UEA, 2019a, pp. 61-75.
SOUSA, A. M.; QUADROS, R. M. O Web Software Toponímia em Libras: pesquisa e ensino. In: SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. Perspectivas para o ensino de línguas 3. São Carlos (SP): Pedro e João Editores, 2019b.
SOUSA, A. M.; QUADROS, R. M. Toponímia em Libras: Tecnologia e ensino. III Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais - SITED 2019c, - UFSC - Araranguá, SC, Brasil – 4 a 6 de junho de 2019.
SOUZA-JÚNIOR, J. E. G. de. Nomeação de lugares na língua de sinais brasileira. Uma perspectiva de toponímia por sinais. 2012. 346 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – UnB. Brasília, 2012.
QUIXABA, M. N. O. Diretrizes para o projeto de recursos educacionais digitais voltados à educação bilíngue de surdos. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação, PPGIE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.
XAVIER, A. N.; FERREIRA, D. Análise morfológica de topônimos da libras com base em sinais que nomeiam bairros de Curitiba. Revista de Letras, v. 1, p. 119-144, 2021a. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/80573
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).