A produção multiletrada de uma unidade didática desenvolvida em um programa de formação continuada na escola pública

Authors

  • Vanessa Severo Trivisiol UFSM
  • Luciane Kirchhof Ticks UFSM
  • Karina dos Reis Costantin UFSM

Abstract

Este trabalho procura evidenciar os conceito(s) de letramento(s) que subsidia(m) as atividades de uma unidade didática produzida em um programa de formação continuada no contexto da escola pública. Como referencial teórico de análise, utilizamos as concepções de letramentos discutidos por Rojo (2004), Motta-Roth (2008) e Freire (1989), bem como os pressupostos teóricos da Pedagogia dos Letramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). Os procedimentos de análise adotados foram: 1) Identificação da natureza das atividades; 2) Análise da recorrência das atividades classificadas; 3) Mapeamento da organização retórica das atividades da unidade e 4) Discussão dos resultados à luz da Pedagogia dos Letramentos. Os resultados apontam para uma recorrência maior de atividades que exploram o letramento como processamento cognitivo (76,3%), seguido de atividades que focalizam o letramento crítico (23,7%).  Já a organização retórica parece representar um processo cíclico, constituído por atividades que exploram o desenvolvimento de competências que intercalam diferentes níveis de complexidade nos processamentos cognitivo e crítico. No que se refere aos princípios da Pedagogia dos Letramentos, identificamos que a unidade explora mais recorrentemente os processos de experienciar e de conceituar e, em menor escala, o processo de analisar.

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Published

2021-12-16

How to Cite

Severo Trivisiol , V. ., Kirchhof Ticks , L. ., & dos Reis Costantin, K. (2021). A produção multiletrada de uma unidade didática desenvolvida em um programa de formação continuada na escola pública. Porto Das Letras, 8(1), 326–362. Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/12370