Sobre a Revista

A revista Porto das Letras é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística e Ensino de Língua e Literatura. É voltada a pesquisadores mestres e doutores, discentes de pós-graduação e profissionais da área de Letras e Linguística e apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Estudos Liguísticos, Estudos Literários, Seção Livre e Resenhas.

A Revista Porto das Letras obteve Qualis A3 na última avaliação da Capes (2017-2020).

 

A Revista Porto das Letras está indexada em:

Latindex

Diadorim

DOAJ

EZB

WorldCat

OpenAIRE

Livre!

JURN

Sumários.org

Google Acadêmico

PKP - Public Knowledge Project

Saiba mais sobre o Foco e Escopo, Periodicidade, Avaliação Cega pelos Pares e Livre acesso aqui

 

ABOUT PORTO DAS LETRAS JOURNAL

Porto das Letras Journal is published by the Post Graduate Program in Letters, at Federal University of Tocantins, Porto Nacional Campus.

AIM AND SCOPE

The Journal's aim and scope is to publish articles, essays and book reviews on Literature, Linguistics and Teaching Languages and Literature. 

REVIEW PROCESS FOR PAPERS

The Journal adopts blind peer review.

ARCHIVE POLICY

The Journal uses LOCKSS Archive system for all essays, articles and reviews. 

SUBMISSION AND ACCESS

The submissions and access to Porto das Letras Journal is free

LICENCES

Porto das Letras Journal uses Creative Commons 4.0 - CCBY - 4.0

 

SOBRE A REVISTA PORTO DAS LETRAS 

A revista Porto das Letras é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística e Ensino de Língua e Literatura. É voltada a pesquisadores mestres e doutores, discentes de pós-graduação e profissionais da área de Letras e Linguística e apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Estudos Liguísticos, Estudos Literários, Seção Livre e Resenhas.

 

FOCO E ESCOPO

A revista Porto das Letras é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística, Ensino de Língua e Literatura e Estudos Culturais. É voltada a pesquisadores doutores, mestres, discentes de pós-graduação e demais profissionais da área de Letras e Linguística.  A Revista é composta por dois dossiês temáticos permanentes, distribuídos entre as Áreas de Estudos Linguísticos e Estudos Literários.

O Dossiê temático é organizado por dois ou mais pesquisadores, especialistas na temática proposta. Serão aceitos artigos inéditos, pertinentes ao tema da chamada publicada no site da Revista. A chamada apresentará o tema, a ementa do número, os organizadores, o prazo para a submissão dos artigos e a possível data de publicação.

A Seção Livre adota a política de fluxo contínuo. Nessa seção, serão publicados os artigos e entrevistas. 

A Seção de Resenhas publicará resenhas de livros publicados nos últimos 2 anos no Brasil e 3 anos no exterior. 

As línguas aceitas para a publicação são alemão, espanhol, francês, inglês, Libras (SignWriting) e português. Não serão publicadas traduções de textos já divulgados em outras revistas. Eventualmente, o editor pode selecionar, dentre os artigos aceitos para publicação, textos que serão traduzidos para o inglês. Nestes casos, os artigos terão publicação bilíngue. 

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A Revista adota o processo de avaliação em 3 fases. Na primeira fase, artigos serão analisados pela Comissão Editorial e pelos organizadores, que verificará se o artigo se adequa à temática proposta para o número, podendo a Comissão Editorial e os organizadores rejeitar o artigo nesta primeira fase.    Na segunda fase, os artigos aprovados na primeira fase e as resenhas serão submetidos à apreciação de dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, de acordo com a avaliação do tipo “duplo-cego”. Os autores não serão identificados nos artigos enviados para a avaliação, bem como os autores não terão acesso à identidade dos avaliadores. Havendo divergência entre os dois pareceristas, um terceiro parecerista avaliará o artigo. Os pareceristas serão selecionados conforme a área de atuação, produção acadêmica ou conhecimento em relação à temática do artigo. Caso necessário, ao final da segunda fase, a Comissão Editorial poderá decidir que o artigo seja submetido a uma segunda rodada de avaliação, a qual será feita por outros 2 avaliadores.   Na terceira fase, após a aprovação do artigo, a Comissão Editorial fará a avaliação quanto à estrutura textual, redacional e das normas da ABNT, podendo sugerir ao autor os ajustes redacionais e estruturais necessários à publicação.  

  

PERIODICIDADE

A Revista Porto das Letras é uma Publicação Trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Tocantins. 

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundia do conhecimento.

Revista Porto das Letras não cobra taxas de acesso ou submissão de artigos.