Modelos de Avaliação Escolar e a Formação de Professores de Línguas
Abstract
Resumo: Este trabalho traz uma breve análise sociológica tanto quanto teórico-conceitual sobre como a avaliação educacional vem sendo tratada e/ou trabalhada no Brasil. Apresentamos o significado do termo “avaliação” puramente como é conceituado, abordamos brevemente sobre o que é disposto na legislação brasileira a respeito dessa questão e entrelaçamos algumas discussões de alguns autores contemporâneos que sinalizam mudanças no campo da avaliação da aprendizagem e apregoam a superação de uma avaliação excludente, classificatória e punitiva, visando o fomento da compreensão do componente político-social ao trabalho docente, com isso, fomentando a formação de professores de Línguas.
Literaturhinweise
BOTELHO, J.C. “Avaliação da Escrita e Reescrita dos Textos Produzidos nas Oficinas do Pibid-UFT: uma prática a desenvolver” – Apresentado no Seminário do Plano de Desenvolvimento de Professores. Faculdade de Letras do Porto, Portugal. 2013.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987, p.170.
FRANCO, M.L.P.B. Subsídios Para Uma reflexão Teórica Acerca da Prática
Avaliativa. In: Séries Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998 (119-126)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática ducativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 13º ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SOBRINHO, J.D. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação. São
Paulo: Cortez, 2003.
SILVA, Cármen Duarte da, et al., “ De Como a Escola Participa da Exclusão Social: Trajetória de Reprovação das Crianças Negras” in ABRAMOWICZ, Anete, et al., Para Além do Fracasso Escolar, Col. Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico, Papirus Editora, Campinas, São Paulo, 1997, pp. 27-46.
________, Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão das Representações Sociais. Eccos Revista Científica, vol. 4, fac. 02, Universidade Nova de Julho, São Paulo, pág. 79 a 88, 2002.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).