Cartilhas do PROERD: Material de Apoio Pedagógico

Autor/innen

  • Ana Beatriz Sena da Silva UFT
  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

Schlagworte:

Cartilha, PROERD, Educação.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a cartilha pedagógica do ano de 2010, buscando desenvolver uma discussão com a LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente. A escola, enquanto importante espaço social coloca-se como lugar de buscar ações para ajudar a solucionar problemas, tais como o uso de drogas entre estudantes. E é pensando nesta função social da escola que muitas ações, projetos e oficinas vêm sendo efetivados no ambiente escolar. O presente estudo visa refletir sobre a importância de cartilhas pedagógicas no espaço escolar. Focamos aqui na cartilha do programa de PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, do ano de 2010. A cartilha em análise é parte de um projeto social que busca agir dentro dos espaços escolares, na instrução contra o uso de drogas e violência no espaço escolar. Os resultados mostram a relevância das cartilhas enquanto ferramentas de apoio pedagógico em relação à prevenção contra o uso de drogas entre estudantes.

Autor/innen-Biografien

Ana Beatriz Sena da Silva, UFT

Graduanda do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins – UFT , do campus de Araguaína. 

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutor da Universidade Federal do Tocantins – UFT, do campus de Araguaína, atuando nos cursos de Letras e Pedagogia/Parfor

Veröffentlicht

2016-10-16

Zitationsvorschlag

Silva, A. B. S. da, & Rodrigues, W. (2016). Cartilhas do PROERD: Material de Apoio Pedagógico. Porto Das Letras, 2(3), p. 111 – 122. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2804