LEITOR, LEITURA DE MUNDO E LEITURA DA PALAVRA

Autor/innen

  • Márcio Borges Pires Universidade Federal do Tocantins
  • Rubra Pereira de Araújo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873.24.gifelc.015

Abstract

A formação de leitores e o protagonismo juvenil são temas relevantes no contexto educacional e social contemporâneos. Essas pautas buscam não apenas o desenvolvimento de habilidades de leitura, mas também conceder aos jovens a criticidade para se tornar agentes ativos na construção de conhecimentos e na transformação social. A formação de leitores é algo além da simples decodificação de textos; envolve o desenvolvimento de competências e habilidades críticas e interpretativas, a capacidade de reflexão, interação e o estímulo à imaginação. Nesse sentido, o protagonismo juvenil refere-se à capacidade dos jovens em tornarem-se autônomos, assumindo papéis de liderança em situações que os rodeiam. Desse modo, esta pesquisa é um recorte de uma dissertação voltada para a formação de leitores, tecendo algumas reflexões sobre a leitura e suas contribuições na formação de sujeitos críticos e reflexivos.

Autor/innen-Biografien

Márcio Borges Pires, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Letras: Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. Secretário Municipal de Juventude e Esportes de Tupirama-TO. E-mail: borges.marcio@mail.uft.edu.br

Rubra Pereira de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunta de Tópicos em Linguística Contemporânea e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura no Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. E-mail: rubraaraujo@mail.uft.edu.br

Literaturhinweise

AMORIM, Galeno (org.). Os muitos retratos da leitura no Brasil. In: Retratos da leitura no Brasil. 2.São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2008

AMORIM, José. Dimensões da leitura no Brasil. São Paulo: Editora Literária, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular; educação é a base. Brasília. MEC, 2017

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995.

COSSON, Rildo. Letramento Literário – teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio-Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

FERREIRA, D. C. N. Proposta de produção textual para o ensino médio: como o professor tece este instrumento didático? Raído, Dourados, MS, v. 11, n. 25, jan./jun. 2017. ISSN 1984-4018. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/download/4755/3426. Acesso em: 08 abr. 2024.

FISCHER, Roger Steven. História da Leitura. São Paulo - SP: Editora Unesp, 2006.

FREIRE, A. M. A. A leitura do mundo e a leitura da palavra em Paulo Freire. Caleidoscópio, Cad. CEDES 35 (96), Maio-agosto, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7DgKZW4TQjBFXd9BTnvrQwv/#. Acesso em: 15 abr. 2024.

FREIRE, P. Leitura da palavra... leitura do mundo. O Correio da UNESCO, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 4-9, fev. 1991. Entrevista concedida a Marcio D'Olne Campos. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/46e9b129-86ec-4cd4-8793-55d9638f6d1e/content. Acesso em: 14 fev. 2024.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1988.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: Leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução de: OLIVEIRA, Lólio Lourenço de. Editora Paz e Terra, 2014.

GAIMAN, Neil. A leitura é importante. In: GAIMAN, Neil. O Oceano no Fim do Caminho. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 14.

GONÇALVES, Fábio Peres. Considerações de natureza epistemológica sobre a análise textual discursiva. Educação, v. 43, n. 1, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-25822020000100016&script=sci_arttext. Acesso em: 18 mar. 2024

GONÇALVES, M. T. P. (2020). A leitura como ferramenta de transformação social. São Paulo: Editora Cortez.

MARTINS, A. Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas. Em Aberto, v. 32, n. 104, 2019: Avaliação em língua portuguesa. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4199. Acesso em: 16 abr. 2024.

MARTINS, Felipe. Leitura como prazer e entretenimento. Revista de Literatura, v. 13, n. 3, p. 54-67, 2019.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasilense, 2006.

MATA, Inocência. Estudos literários africanos e literatura-mundo: reflexão sobre a epistemologia da crítica literária. Revista Brasileira de História, v. 43, p. 43-60, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/Dtx7hJXcFjBzSrcnfdySYJp/. Acesso em: 13 mar. 2024

MORAIS, Isabel. Queda no hábito de leitura entre os jovens. Revista Contemporânea de Educação, v. 22, n. 3, p. 77-89, 2018.

RAMAL, A. C. Ler e escrever na Cultutra Digital. Porto Alegre: Revista Pátio, 2000. Disponível em: https://acervo-digital.espm.br/Artigos/ART/2014/102378.pdf.

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.11, n.1/2, p. 9-

SERRÃO, A.; FERREIRA, C. P.; & SOUSA, H. D. (2010). Pisa 2009: Competências dos Alunos Portugueses: Síntese de resultados (pp. 16). Lisboa: GAVE – Gabinete de Avaliação Educacional Ministério da Educação

ZILBERMAN, R. Sim, a literatura educa. In: ZILBEMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e Pedagogia: ponto e contraponto. 2. ed. São Paulo, 2008.

Veröffentlicht

2024-12-20

Zitationsvorschlag

Pires, M. B., & Araújo, R. P. de. (2024). LEITOR, LEITURA DE MUNDO E LEITURA DA PALAVRA. Porto Das Letras, 10(Especial), 240–256. https://doi.org/10.20873.24.gifelc.015

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in