ARTE MODERNA BRASILEIRA EM DEBATE NA CORRESPONDÊNCIA DE MÁRIO DE ANDRADE COM ANITA MALFATTI: BREVES NOTAS
DOI:
https://doi.org/10.20873.24203Schlagworte:
Epistolografia; arte moderna brasileira; Mário de Andrade e Anita MalfattiAbstract
Espaço de crítica da arte brasileira moderna, em processo de construção nas duas primeiras décadas do século XX, as cartas do autor de Macunaíma à pintora, posteriormente consagradas pela historiografia literária, bem como o ensaio “Fazer a história”, constituem o objeto de reflexão do texto que pretendo apresentar. Na vasta correspondência de Mário, merece atenção o debate aqui empreendido entre iguais, pintora e escritor, em busca de respostas aos desafios que a Semana de Arte Moderna desencadeou. Nas conversas com Anita, Mário assume a defesa da amiga pintora, injustamente criticada em 1917, como se sabe. Os debates se prolongam até a morte do escritor, que deixou um ensaio decisivo para a fixação de Anita como a pioneira do movimento modernista, “Fazer a história”, de 24/08/1944. Com as cartas, o ensaio mencionado e outros igualmente importantes, espero retornar a esse momento inaugural da cultura brasileira, com as contradições e perplexidades que ainda motivam a criação de novas e imprevisíveis formas de arte e pensamento crítico no país.
Literaturhinweise
ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Edição crítica de Diléa Zanotto Manfio. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.
ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. In: ______. Aspectos da literatura brasileira. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002a, p. 253-280.
ANDRADE, Mário de. O turista aprendiz. 2. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002b.
BATISTA, Marta Rossetti (org.). Mário de Andrade: cartas a Anita Malfatti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
BRITO, Mário da Silva Brito. História do modernismo brasileiro: antecedentes da semana de arte Moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
DUARTE, Paulo (org.). Mário de Andrade por ele mesmo. São Paulo: Hucitec, 1985.
GALVÃO, Walnice Nogueira; GOTLIB, Nádia Battella (org.). Prezado senhor, prezada senhora. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
JOBIM, José Luis. O movimento modernista como memórias de Mário de Andrade. Revista IEB, São Paulo, n. 55, p. 13-26, mar./set. 2012.
MORAES, Marcos Antonio de. Orgulho de jamais aconselhar: a epistolografia de Mário de Andrade. São Paulo: Edusp: Fapesp, 2007.
ROCHA, João Cézar de Castro. A epistolografia como desafio à história e à teoria da literatura. In: ______. Exercícios críticos: leituras do contemporâneo. Chapecó: Argos, 2008. p. 145-155.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).