Caminhar entre listas: bibliotecas como espaços de instrumentação linguística
Abstract
Neste artigo, atravessados pela Análise do Discurso materialista e pela História das Ideias Linguísticas – com o propósito da construção colaborativa do projeto de pesquisa que temos chamado de História Discursiva dos Livros –, pretendemos refletir sobre as bibliotecas não apenas como instituições, mas como espaços em que potencialmente se dá instrumentação linguística, aproximando-as a artefatos como gramáticas, dicionários, livros didáticos de língua(s). Para isso, recorremos a análises (a) do discurso enciclopédico sobre a categorização do conhecimento humano; (b) da Classificação Decimal de Dewey (CDD) como um dos principais métodos (obrigatórios, em certos casos) para a catalogação de livros, levando a uma codificação numérica na ficha catalográfica das publicações e a uma organização específica no espaço das bibliotecas; (c) do lugar físico e concreto de bibliotecas variadas, com registro fotográfico mas também da memória. Com isso, o estudo em tela se coloca como uma tentativa de contribuir para se pensar de modo mais amplo em formas de materialização de instrumentos linguísticos, na relação que estabelecem com a divisão do espaço institucional (urbano?) e, por que não, com o próprio corpo.
Literaturhinweise
AUROUX, Sylvain. Barbarie et Philosophie. Paris Cedex 14, France: Presses Universitaires de France, 1990.
______. “Listas de palavras, dicionários e enciclopédias”. Trad.: Sheila Elias de Oliveira. In: Línguas e Instrumentos Linguísticos, n. 20. Campinas: Pontes Editores / Unicamp, 2008.
______. A revolução tecnológica da gramatização. Trad.: Eni Puccinelli Orlandi. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad.: Anna Rachel Machado; Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
COLOMBAT, Bernard; FOURNIER, Jean-Marie; PUECH, Christian. Uma história das ideias linguísticas. Trad.: Jacqueline Léon; Marli Quadros Leite. São Paulo: Contexto, 2017 [2010].
COSTA, Regina de Carvalho Ribeiro da. Da omissão à divulgação: a biblioteca e o arquivo como práticas discursivas. Ensaio Geral, n. 1 (2021), p. 181-198.
D’ALEMBERT, Jean Le Rond. Dicionário, Vocabulário, Glossário (Gramática, Sinônimos). In: DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean Le Rond. Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. V. 2: O sistema dos conhecimentos. Org.: Pedro Paulo Pimenta e Maria das Graças de Souza. Trad.: Pedro Paulo Pimenta, Maria das Graças de Souza e Luís Fernandes do Nascimento. São Paulo: Editora Unesp, 2015 [1754].
DEUSDARÁ, Bruno; ROCHA, Décio. Análise Cartográfica do Discurso: temas em construção. Campinas: Mercado de Letras, 2021.
JACOB, Christian. Ler para escrever: navegações alexandrinas. In: BARATIN, Marc; JACOB, Christian. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Trad.: Marcela Mortara. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009 [2000].
LOPES, Monclar. Encapsulamentos semânticos em perspectiva discursivo-funcional. Anais do SILEL. Volume 2, Número 2. Uberlândia: EDUFU, 2011.
ORLANDI, Eni. Língua, Ética e Política. In: _____. Língua e conhecimento lingüístico: para uma história das idéias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
PÊCHEUX, Michel. “Ler o arquivo hoje”. Trad.: Maria das Graças Lopes Morin do Amaral. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (org.). Gestos de leitura. Campinas: Editora da Unicamp, 1994 [1982].
SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método [1977]. In: _____. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
WIKIPÉDIA. Classificação Decimal de Dewey. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_decimal_de_Dewey. Acesso em 20 de agosto de 2022.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).