Discursividades sobre a criação do projeto do COMLGBT na câmara municipal de Goiânia/GO em 2015

Autor/innen

Abstract

Neste trabalho, analisamos discursividades produzidas na e a partir da apresentação do projeto de lei que buscava autorizar a criação do Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (COMLGBT), na Câmara Municipal de Goiânia/GO em 2015. Para tanto, inscrevemo-nos campo da Análise do Discurso francesa e mobilizamos autores como, por exemplo, Foucault (2002, 2008, 2011), Bourdieu (2001) e Courtine (2012). A partir das análises, evidenciamos como as tensões discursivas, que orbitam em torno de políticas para os sujeitos LGBTs, afetam e ressignificam um evento como a votação de leis na câmara municipal de Goiânia.

Autor/innen-Biografien

Bruno Henrique Machado Oliveira , Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Licenciado em Letras: Português/Inglês (2014/2017), e com especialização em Língua Portuguesa: Texto, Discurso e Ensino (2018/2019), pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina. Mestrando em Língua, Literatura e Interculturalidade pela mesma instituição, na linha de pesquisa Língua e Interculturalidade (2021/2022). Integrante do grupo de pesquisa em Estudos do Discurso e de Nietzsche (UEG - GEDIN/CNPq), e do Agnus Guei: concílio de leitura sobre as (homo)sexualidades no Brasil (UEFS-LABEDISCO/CNPq). Pós-graduando em Linguagens, Cultura e Ensino pela UEG - Unidade de Inhumas (2021/2022). Com interesse por pesquisas que abordem discussões sobre corpos que são "transgressores, anormais e vulneráveis" nas sociedade (ditas) organizadas. E ainda, por debates sobre Ensino, Política Públicas em Análise do Discurso. 

Cesar Augusto de Oliveira Casella , Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Bacharel em Comunicação Social (1994) pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Licenciado em Letras-Português (2004) e Mestre em Lingüística Aplicada (2007) pelo IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), tendo como tema de dissertação a relação entre a Literatura, a leitura e a Modernidade. Iniciou o doutorado em Linguística pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) interrompendo-o em 2015. Atualmente cursa o doutorado em Estudos de Literatura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi Professor Assistente de Língua Portuguesa na UFAC (Universidade Federal do Acre) de 2009 até 2012. Desde então é professor de Letras na Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Cora Coralina).

Guilherme Figueira-Borges, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente, é Docente de Ensino Superior Doutor (DES IV) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Câmpus Morrinhos, atuando no Curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Está credenciado, também, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG Catalão). É coordenador do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos do Discurso e de Nietzsche (GEDIN/UEG/CNPq). E desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa; Análise do Discurso; Diálogos entre as Teorias do Discurso e as Teoria(s) de Nietzsche.

Literaturhinweise

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília/DF: Senado Federal; Centro Gráfico, 1988.
CORBIN, Alain. O encontro dos corpos. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. A história do corpo: da revolução à grande guerra. Rio de Janeiro/RJ: Editora Vozes, 2012, p. 181-266.
CORBIN, Alain. Dores, sofrimento e misérias do corpo. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. A história do corpo: da revolução à grande guerra. Rio de Janeiro/RJ: Editora Vozes, 2012, p. 267-343.
FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2008.
FIGUEIRA-BORGES, Guilherme. Notas sobre linguagem, corpo e homossexualidade. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais, Iporá-GO, v. v. 7 n. 1, p. 21-40, 2018a.
FIGUEIRA-BORGES, Guilherme. Construction de sens sur l’homosexualité dans des déclarations politico-religieuses. Revista Investigações, Vol. 31, nº 2, p. 181-197, 2018b.
FIGUEIRA-BORGES, Guilherme. “Female body, discursive threads and the “slutwalk” movement”. Revista do GELNE, v. 20, n. 2, p. 142-152, 7 fev. 2019.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
HAROCHE, Claudine; PÊCHEUX, Michel; HENRY, Paul. A semântica e o corte saussuriano: língua, linguagem, discurso. In: BARONAS, Roberto Leiser. Análise do Discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. São Carlos: Pedro & João Editores, 2007, p. 13-31.
LE MEN, Ségolène. As imagens sociais do corpo. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. A história do corpo: da revolução à grande guerra. Rio de Janeiro/RJ: Editora Vozes, 2012, p. 141-177.
MACHADO, Alan Oliveira; BORGES, Guilherme Figueira. Reflexões sobre a noção de sujeito. Cadernos Discursivos, Catalão-GO, v.1, n. 1, p. 70-83, ago./dez. 2013.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. 3ª ed. Campinas/SP: Pontes Editores, 2008.
PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. São Paulo: Pontes Editores, 2015.
ROSA, Tiago Barros. O poder em Bourdieu e Foucault: considerações sobre o poder simbólico e o poder disciplinar. In: Revista Sem Aspas, Araraquara/SP, v.6, n.1, p. 3-12, jan./jun. 2017.
VIGARELLO, Georges. Higiene do corpo e trabalho das aparências. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. A história do corpo: da revolução à grande guerra. Rio de Janeiro/RJ: Editora Vozes, 2012, p. 375-392.

Veröffentlicht

2022-02-18

Zitationsvorschlag

Henrique Machado Oliveira , B., Augusto de Oliveira Casella , C., & Figueira-Borges, G. (2022). Discursividades sobre a criação do projeto do COMLGBT na câmara municipal de Goiânia/GO em 2015. Porto Das Letras, 8(1), 25–40. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13970