Interpelação vocal
o efeito da voz na comutação de sentidos de sucesso entre sujeitos midiáticos
Abstract
O presente artigo tem por objetivo analisar as modalidades do dizer acerca da voz de sucesso no campo da dublagem cinematográfica. Desse empreendimento analítico, buscamos também compreender como a mídia vale-se de memórias sobre a voz, sobretudo para desenvolver uma determinada rede de sentidos com o intuito de firmar a voz como objeto de sucesso. Para o alcance desses objetivos, utilizamos os referenciais teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, em específico as noções de processos parafrásticos e polissêmicos na distinção entre “deslocamento” e “comutação de sentidos”, ancoradas na aplicação do conceito de silêncio constitutivo e outros dispositivos indispensáveis na mobilização da dinâmica descrição-interpretação. Utilizamos como corpus a matéria do Fantástico de 12 de dezembro de 2021, intitulada “Dubladores pop: conheça a voz por trás de grandes personagens”. Como resultado desta análise, esperamos entender como a voz e seus efeitos de sentidos constituem e transformam os sujeitos comuns em sujeitos de prestígio por via da comutação dos efeitos de sucesso engendrados em grandes celebridades do campo cinematográfico.
Literaturhinweise
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Trad. Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1987.
FURTADO, Renato. 10 atores que tentaram, mas não conseguiram ser estrelas de Hollywood. Adorocinema. Jun. 2018. Acesso em 16/01/2022. Disponível em: https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-140711/
HENRY, Paul. Construções relativas e articulações discursivas/ Paul Henry; tradução: João Wanderley Geraldo e Celene Margarida Cruz. Cad. Est. Ling., Campinas, SP (19): p. 43-64, jul./dez. 1990.
HOMERO. Odisséia. Trad. (em prosa) Jaime Bruna. São Paulo: Abril, 2010.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. As formas do Silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas, SP: Pontes da Unicamp, 2007.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015.
PÊCHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux; Organizadores: François Gadet, Tony Hak; tradutores Bethania S. Mariani... [et al.]; 3ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: Achard, Pierre. Jean Davallon, Jean-Louis Durand, Michel Pêcheux, Eni P. Orlandi. Papel da memória; tradução Eni Pulcinelli Orlandi. 4ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 7-63.
SALOMÃO, Gláucia Laís, Registros vocais no canto: aspectos perceptivos, acústicos, aerodinâmicos e fisiológicos da voz modal e da voz de falsete. 2008. Tese (doutorado) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP, 2008. 312 f.
SOARES, Thiago Barbosa. Vozes do Sucesso: uma análise dos discursos sobre os vícios e virtudes da voz na mídia brasileira contemporânea / Thiago Barbosa SOARES. – 2018. Tese (doutorado) em Linguística pela UfSCar Universidade Federal de São Carlos. São Paulo – SP, 2018a. 312 f.
SOARES, Thiago Barbosa. Sucesso: discurso contemporâneo de capitalização dos sujeitos. In. SOARES, Thiago Barbosa (org.). Múltiplas perspectivas em Análise do Discurso: objetos variados. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2018b.
SOARES, Thiago Barbosa. Percurso Linguístico: conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018c.
SOARES, Thiago Barbosa; BOUCHER, Damião Francisco. A estética do sucesso vocal: discursos engendrados na construção de vozes de sucesso midiático. Anuário de Literatura, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 101-118, 2020a.
SOARES, Thiago Barbosa. Composição discursiva do sucesso: efeitos materiais no uso da língua. Brasília: EDUFT, 2020b.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).