CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE LIBRAS - PORTUGUÊS EM GOIÁS: CONTEXTO HISTÓRICO, DESAFIOS E CARACTERÍSTICAS

Autor/innen

  • Alessandra Ribeiro Astrol de Araujo IFG
  • Juliana Guimarães Faria UFG

Abstract

O tema é a formação de professores para educação de surdos nas séries iniciais da educação básica e educação infantil. Especificamente, foca o curso de Pedagogia Bilíngue: Libras/Português ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (IFG) de Aparecida de Goiânia. O objetivo é apresentar as características do curso, analisar a sua importância no Estado e registrar quais as potencialidades e dificuldades no seu desenvolvimento. A metodologia possui abordagem qualitativa do tipo exploratória, com realização de entrevistas com duas gestoras e análise de documentos. Conclui-se que a concepção do curso pressupõe que o egresso deve saber ensinar uma criança com métodos e técnicas específicas. Ainda, que o curso resulta do desejo da comunidade educacional do IFG, porém enfrentam desafios na sua implantação, como a necessidade de tradutores e intérpretes, especificidades próprias de surdos dentro da instituição e falta clareza dos ingressantes quanto ao seu propósito.

Literaturhinweise

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2007.
BRASIL. Lei Federal n. 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, seção 1, p. 23, 2002.
______. Decreto Federal n 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 28-30, 2005.
______. Decreto 7612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, seção 1, p. 12, 2011.
_______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação -PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder legislativo, Brasília, DF, 2014.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
FARIA, Juliana Guimarães. Formação, profissionalização e valorização do professor surdo: reflexões a partir do Decreto 5.626/2005. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília , v. 17, n. 1, p. 87-100, 2011.
FERNANDES, Sueli; MOREIRA, Laura Ceretta. Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial, n. 2, p. 51-69, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOIÂNIA. Lei 9681. Dispõe sobre Diretrizes e Parâmetros para o desenvolvimento de Políticas Públicas Educacionais voltadas à Educação Bilíngue Libras/Português escrito a serem implantadas e implementadas no âmbito do Município de Goiânia. Diário Oficial do Município. n. 6193. Poder Legislativo, Goiânia, 2015.
IFG. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023). IFG: Goiânia, 2019.
____. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue: Libras/Português. IFG: Aparecida de Goiânia, 2018.
LACERDA, Cristina B. F. de; LODI, Ana Claudia Balieiro. A inclusão escolar bilíngue de alunos surdos: princípios, breve histórico e perspectivas. In: LODI, Ana Claudia Balieiro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. (org.). Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009.

LEITE, Maurycéia. Formação de docentes de Libras para a educação infantil e séries iniciais: a Pedagogia numa perspectiva bilíngue. Revista Diálogos, v. 4, n. 1, p. 90-104, abr. 2017.
MACHADO, Maiara Bruna; TRES, Rafaela; DE OLIVEIRA, Lisandra Antunes A. Inserção do deficiente auditivo ou surdo no Ensino Superior da Universidade do Oeste de Santa Catarina- campus de São Miguel do Oeste. Unoesc & Ciência - ACHS, v. 2, n. 2, p. 156-165, 26 jan. 2012.
MELO, Ana Dorziat Barbosa de. O direito dos surdos à educação (um estudo com jovens de 14 a 22 anos). LODI, Ana Claudia Balieiro (org.). Letramento e bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015.
PAIVA, Gláucia Xavier dos Santos; FARIA, Juliana Guimarães; CHAVEIRO, Neuma. O ensino de libras nos cursos de formação de professores: desafios e possibilidades. Revista Sinalizar, v. 3, n. 1, p. 68-80, 6 jul. 2018.
QUADROS, Ronice Müller de. O “BI” em bilinguismo na educação dos surdos. In: LODI, Ana Claudia Balieiro. et al. Letramento, Bilinguismo e educação de surdos. Editora Mediação. 2 ed. Porto Alegre, 2015.

RIBEIRO, Elisa Antônia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Revista Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, Araxá/MG, n. 04, p.129-148, maio de 2008.
SANTANA, Ana Paula. A inclusão do surdo no ensino superior. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. 1, p. 85-88, 2016.

Veröffentlicht

2021-04-30

Zitationsvorschlag

Araujo, A. R. A. de ., & Faria, J. G. . (2021). CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE LIBRAS - PORTUGUÊS EM GOIÁS: CONTEXTO HISTÓRICO, DESAFIOS E CARACTERÍSTICAS. Porto Das Letras, 6(6), 353–368. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/12113