A importância das políticas linguísticas para a difusão da Libras

Autores

  • Luciane Cruz Silveira Instituto Nacional de Educação de Surdos/Departamento de ensino superior

Palavras-chave:

Políticas Linguísticas, Ensino de L2, Libras, Ouvintes.

Resumo

São necessárias, hoje em dia, políticas linguísticas que contemplem a crescente demanda de educadores capacitados para o ensino do aluno surdo. O surdo tem a Libras como língua materna, assim é importante que a tenha como língua de instrução. A luta pelo direito do surdo ser educado em sua própria língua é histórica e cobre quase duzentos anos. O reconhecimento das línguas de sinais de deu a partir dos anos 60 do século passado com as pesquisas de Stokoe, e no Brasil culminou com o Decreto 5626/05, que normatiza o ensino da Libras e garante ao aluno surdo uma gama de direitos e determina o ensino da Libras nos cursos de formação de professores. No início deste século, houve um aumento da oferta de cursos de Libras para ouvintes, como L2. Assim, a Linguística Aplicada pode colaborar vigorosamente para o ensino/aprendizado , contribuindo com metodologias que viabilizem sua aquisição. 

Palavras-chaves: Políticas Linguísticas, Ensino de L2, Libras, Ouvintes.

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Como Citar

Cruz Silveira, L. (2021). A importância das políticas linguísticas para a difusão da Libras. Porto Das Letras, 6(6), 313–327. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9920

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