O mapeamento espacial e o ensino baseado em tarefas no contexto de Libras como L2 para ouvintes

Autores

  • Lídia Silva UFPR

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o ensino do mapeamento espacial (ME) para ouvintes aprendizes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tanto, apresenta os elementos do ME organizados em pequena e larga escala e demonstra sua importância para a construção de sentido e compreensão de mensagem, defendendo, assim, o lugar do ME no ensino de Libras como segunda língua (L2) para ouvintes. Ancorando-se em Ellis (2006), este estudo apresenta a metodologia do ensino baseado em tarefas (EBT) e a articula com o contexto de Libras como L2 com o objetivo de oferecer subsídios para a implantação de planejamentos temáticos, a realização de pré e pós tarefas e orientações acerca dos princípios para o ciclo de tarefas.

Palavras-Chave: Libras. Segunda Língua. Mapeamento espacial. Ensino Baseado em Tarefas.

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Publicado

2021-01-21

Como Citar

Silva, L. (2021). O mapeamento espacial e o ensino baseado em tarefas no contexto de Libras como L2 para ouvintes. Porto Das Letras, 6(6), 249–274. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9797