Brincando de Monstros: Uma Proposta de Interleitura do Poema Eu Sou a Monstra, de Hilda Hilst e do Filme Ondem Vivem os Monstros, de Spike Jonze

Autores

  • Clarissa Corban Guerra UFCG

Palavras-chave:

Hilda Hilst. método de brincar. Eichenberg. Leitura infantil

Resumo

Este artigo foi produzido a partir de uma proposta de intervenção na área de Didática do Ensino de Literatura, direcionada para o segundo ano do ensino fundamental, elaborada com base no ‘método de brincar’, apresentado por Renata Eichenberg em seu livro intitulado De mãos dadas com a leitura: a leitura infantil nos anos iniciais (2016), bem como no método comparativo para o ensino de Literatura para crianças, conforme formulado por Helder Pinheiro (s.d). Utilizamos elementos dos métodos citados para orientar o processo de leitura do poema ‘Eu sou a monstra’, do livro Hilda Hilst para crionças (2018), colocado em presença do filme Onde vivem os monstros (2009), de Spike Jonze. Apresentamos a perspectiva teórica em que nos baseamos, a qual combina princípios gerais do ensino de literatura através dos jogos e elementos da hermenêutica, como proposta por Ricoeur, matriz filosófica usada por Eichenberg para desenvolver o seu método. Em seguida abordamos o ‘método de brincar’ e descreveremos a proposta de intervenção didática elaborada.

 

Referências

BISCOLI, Ivana Ângela. Atividade lúdica uma análise da produção acadêmica brasileira no período de 1995 a 2001. 0Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
COSTA, Wilse Arena da. 50 sugestões didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita em sala de aula. Cuiabá: Entrelinhas: EDUFMT, 2006.
DESTRI, Luisa & FOLGUEIRA, Laura. Eu e Não Outra - a Vida Intensa de Hilda Hilst. São Paulo: Editora Tordesilhas, 2018.
DINIZ, Cristiano. Fico besta quando me entendem: entrevistas com Hild Hilst. São Paulo: Globo, 2013.
EICHENBERG, Renata Cavalcante. De mãos dadas com a leitura: a leitura infantil nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2016.
FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil: observação, adequação e inclusão.1ª.ed. São Paulo: Moderna, 2012, pp.17, 47, 153.
HILST, Hilda. Eu sou monstra: Hilda Hilst para crionças. São Paulo, editora Quelônia, 2018.
JOSEN, Spike (Diretor). Onde Vivem os monstros. Filme: Warner Bros e Legendary, Hollywoody, 2010. [1 DVD (101 min.)].
KISHIMOTO, Tizuko M. O jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
KISHIMOTO, Tizuko M. (Org.) Jogos, brinquedo, brincadeira e a educação. 3a. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MATOS, Marcela Moura. O lúdico na formação do educador: contribuições na educação infantil. In: Cairu em Revista, Ano 02, No. 2, Jan. 2013, pp. 133-142.
PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
PINHEIRO, Hélder. O método comparativo de leitura de textos literários. [Notas de aula, disciplina ‘Literatura Infantil’]. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Ensino/UFCG, 2019.
SACCHETTO, K. K; MADASCHI, V.; BARBOSA, G. H. L.; SILVA, P. L.; SILVA, R. C. T.; FILIPE, B. T. C.; SILVA, J. R. S. In: Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.11, n.1, 2011,pp. 28-36.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. UNICAMP- São Paulo, 7ª -2018
SILVA, Antonia Pereira da. A importância dos jogos / brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de educação física. Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Esporte Escolar do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília. São Luís, 2007.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

Guerra, C. C. (2020). Brincando de Monstros: Uma Proposta de Interleitura do Poema Eu Sou a Monstra, de Hilda Hilst e do Filme Ondem Vivem os Monstros, de Spike Jonze. Porto Das Letras, 6(2), 189–204. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8317