Representação da Subjetividade e de Gênero na Obra Orlando de Virginia Woolf

Autores

  • Wellengton Campos Araújo Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada pelo Programa Institucional de Iniciação Científica com bolsa (PIBIC) financiada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ano de 2016 a 2017. A pesquisa é bibliográfica de cunho interpretativo, e busca analisar as representações de gênero, tomando como aporte teórico a psicanálise e os Estudos de Gênero. Nesse sentido, se desenvolve uma relação dos estudos da subjetividade e gênero através de uma análise de Orlando, personagem principal da obra, verificando em que medida as questões de gêneros, apresentadas pelo personagem estão relacionadas com as representações da subjetividade. A análise da pesquisa é conduzida através da discussão dos fatos narrados na obra em conexão com a subjetividade e gênero na caracterização do referido personagem. Em um primeiro momento Orlando está representado enquanto sujeito ele (He) que assume as condições sociais do patriarcado. No entanto, passa por um processo de transformação e se torna mulher, Orlando então enquanto sujeito mulher é representado na obra, pelo marcador biológico e preceitos sociais (regras de feminilidade e comportamentos), desconsiderando a forma subjetiva no processo de construção da identidade do sujeito. Entretanto, também é representada na obra a fluidez e/ou multiplicidade de Orlando quanto a suas identificações ou não nas categorias binárias de gênero (Homem e Mulher), como sujeito não binário. Concluímos assim que a subjetividade de Orlando está representada na construção das múltiplas identidades de gêneros performadas por ele no romance.

Biografia do Autor

Wellengton Campos Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Referências

ADICHE, Chimamanda N. Sejamos todos feministas. Tradução: Christina Baum. Companhia das letras. 2015
ARAÚJO, W. C. “Ideologia de gênero”: uma leitura crítico-reflexiva da lei municipal 2.243 de 2016..HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. v.5, p. 111-121, 2018.
BAUMAN, Z. A identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BEAUVOIR, Simone de. The Second Sex. Ed. H. M Parshley. Harmondsworth: Penguin Books, 1972.
BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. London: Routledge, 1990.
COSTA, Ana Alice. Gênero, poder e empoderamento das mulheres.In. Seminário de aprofundamento do trabalho de gênero no Pró-Gavião. Org. Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher - NEIM/UFBA (NEIM). 2000. p. 35- 44. Disponível em:http://www.neim.ufba.br/wp/wp-content/uploads/2013/11/textosapoio1.pdf acessado em: 14/11/2016.
Espectrometria Não-Binária. Disponível em: <http://espectrometria-nao-binaria.tumblr.com/>. Acesso em: 9 de janeiro. 2017.
FREUD, Sigmund. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
FOUCAULT, M. História da sexualidade(vol. 1). Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
__________, M. microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edição Graal, 1995
HALL, S. A identidade na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LAPLANCHE & PONTALIS. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
NOGUEIRA, Conceição. Um novo olhar sobre as relações sociais de gênero: feminismo e perspectivas críticas na psicologia social. Fundação CalousteGulbenkian, 2001.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tomaz Tadeu da Silva (org.). 9. ed – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
WOOLF, V. Orlando. London: Wordsworth. 2003.
_________. Orlando, uma biografia. Tradução de Cecília Meireles. São Paulo: Círculo do Livro, 1978

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Araújo, W. C. (2019). Representação da Subjetividade e de Gênero na Obra Orlando de Virginia Woolf. Porto Das Letras, 5(2), 39–57. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/6826

Edição

Seção

ESTUDOS DA LINGUAGEM