Representação da Subjetividade e de Gênero na Obra Orlando de Virginia Woolf
Resumo
O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada pelo Programa Institucional de Iniciação Científica com bolsa (PIBIC) financiada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ano de 2016 a 2017. A pesquisa é bibliográfica de cunho interpretativo, e busca analisar as representações de gênero, tomando como aporte teórico a psicanálise e os Estudos de Gênero. Nesse sentido, se desenvolve uma relação dos estudos da subjetividade e gênero através de uma análise de Orlando, personagem principal da obra, verificando em que medida as questões de gêneros, apresentadas pelo personagem estão relacionadas com as representações da subjetividade. A análise da pesquisa é conduzida através da discussão dos fatos narrados na obra em conexão com a subjetividade e gênero na caracterização do referido personagem. Em um primeiro momento Orlando está representado enquanto sujeito ele (He) que assume as condições sociais do patriarcado. No entanto, passa por um processo de transformação e se torna mulher, Orlando então enquanto sujeito mulher é representado na obra, pelo marcador biológico e preceitos sociais (regras de feminilidade e comportamentos), desconsiderando a forma subjetiva no processo de construção da identidade do sujeito. Entretanto, também é representada na obra a fluidez e/ou multiplicidade de Orlando quanto a suas identificações ou não nas categorias binárias de gênero (Homem e Mulher), como sujeito não binário. Concluímos assim que a subjetividade de Orlando está representada na construção das múltiplas identidades de gêneros performadas por ele no romance.
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