Charge e Política: Análise Discursiva e Construção de Sentidos
Resumo
Este trabalho tem, como objetivo principal, analisar discursivamente a presença da ideologia em três charges que fazem referência aos protestos dos vinte centavos que ocorreram no Brasil em 2013. Para tal intento, utilizou-se os conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, principalmnte no tocante à ideologia e sua formação ideológica e discursiva. Dentre os principais autores que subsidiaram as dicussões, detacam-se Orlandi (1999), Mussalim e Bentes (2003), Brandão (2004), Mendes e Silva (2005), Fiorin (2008), dentre outros. Diante das análises, contata-se a presença de diversas ideologias para a contrução de sentido nos textos, as quais pode se citar: a busca por um país sem corrupção, bem como críticas feitas ao governo pela falta de investimentos em saúde e educação, dois dos pilares de quealquer nação desenvolvida. Dessa forma, diante de tais idologias, observa-se a formação ideológica, visto que marcam as atitudes e as representações que nem são individuais nem uviversais, mas que relaciona diretamente a oposição em relação a um dado fato; bem como a formação discursiva, uma vez que se verifica que as ideias presentes nas chrges são contruídas, a priori, anteriomente e exteriormente ao momento de produção do texto.
Referências
FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística II: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2008.
FONSECA, Joaquim. Caricatura: a Imagem Gráfica do Humor. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
MALDIDIER, Denise. Elementos para uma história da Análise do discurso na França. In: ORLANDI. E.P. (org.) Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
MENDES E SILVA, Maria Alice Siqueira. Sobre a Análise do Discurso. Revista de Psicologia da UNESP, 4(1), 2005.
MIANI, Rozinaldo Antônio. As transformações no mundo do trabalho na década de 1990: o olhar atento da charge na imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista. Assis: UNESP/SP. Tese de Doutorado em História, 2005.
MIRANDA, Neusa de Fátima; PINTO, Vera Maria Ramos. Formando leitores através dos gêneros textuais charges e cartum. Secretaria de Estado da Educação – seed, 2013.
MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Cristina Bentes. Introdução à Linguística II. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
ORLANDI. Eni Pulcinelli. A linguagem em seu Funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Pontes, 1987.
ROMUALDO, Edson. Carlos. Charge jornalística: intertextualidade e polifonia: um estudo de charges da Folha de São Paulo. Maringá, PR: Eduem, 2000.
SANTOS, Raldianny Pereira dos. Sujeito, discurso e ideologia: a constituição de identidades na cultura midiática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).